enviar imprimir
Foto: Divulgação
SÃO LUÍS - Técnicos da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur) realizaram, nesta quinta-feira (3), uma visita técnica em diversos hotéis do povoado Atins, distante cerca de 50 km de Barreirinhas, cidade portal de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O objetivo é fazer um mapeando dos hotéis e pousadas do povoado, um vilarejo de pescadores que vem chamando a atenção dos turistas por oferecer vegetação nativa, igarapés, dunas e lagoas, além de banhos de rio. O mar da localidade atrai surfistas por causa da altura das ondas.
A Setur quer sensibilizar as empresas para integrar o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), um serviço do Ministério do Turismo.
O cadastro visa promover o ordenamento, formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, o que garante aos inscritos várias oportunidades, entre as quais, facilidade a financiamentos.
Para o secretário de Turismo, Tadeu Palácio, o vilarejo, por fazer parte dos Lençóis Maranhenses e sendo um dos principais cartões postais do Maranhão, só tem a ganhar com o Cadastur.
"Já desenvolvemos, em parceria com o Ministério do Turismo, o programa ‘Empresa formal, turismo legal’, com o objetivo de sensibilizar os empresários para os benefícios da legalização. Tenho certeza que Atins só tem a ganhar com a regularização no Cadastur”, explicou.
Os empresários de Atins receberam com entusiasmo a ideia do cadastro, "há um ano montei uma pousada, estou preparando a documentação e pretendo acertar tudo até o próximo mês", garantiu o empresário Aeriverques Pires.
No ano passado, a Setur realizou 241 acessos ao Cadastur o que incluem adesões, renovações e alterações. Deste total 40% são agências de turismo, 18% meios de hospedagem, 12% transportadoras turísticas, 10% bacharéis em turismo, 7,5% restaurantes, 4,5% empresas, 4% guias e 4% organizadoras de eventos.
O que o Cadastur
O Cadastur é um sistema de cadastro gratuito para pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo. É executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos de turismo das dos estados.
Para se cadastrar é necessário acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br, e preencher um formulário, um termo de compromisso e um requerimento e depois enviá-los com os documentos específicos de cada prestador de serviço a Setur para a análise e homologação do cadastro junto ao Ministério do Turismo.
Depois da análise e homologação, a empresa ou prestador de serviço receberá um certificado válido por dois anos, a partir da data de emissão.
Os benefícios do cadastrado englobam o acesso a financiamento no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Inclui participação em programas de qualificação, eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).
As informações são da Secom do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário