domingo, 10 de outubro de 2010

Mostra Científica do Maranhão


Serão cerca de 350 atividades na I Mostra Científica do Maranhão, evento que ocorrerá na Praça Maria Aragão, em São Luís, de 20 e 23 deste mês, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Maranhão, a semana é coordenada Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec).

A feira, que vai ocupar uma área de 600 m², é uma promoção da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e seus parceiros. O local vai receber cerca de 200 pôsteres, 30 palestras, cinco mini-cursos e oito protótipos de inovações maranhenses.

O espaço, na avaliação dois organizadores, é ideal para os professores e diretores de escolas dos ensinos Fundamental e Médio organizarem visitas de grupos de estudantes.

O stande da Fapema receberá a atração científica AsterKyanos, um planetário com 5m de diâmetro e 3,1m de altura central. Em cada sessão, 40 pessoas podem entrar na estrutura inflável e viajar pelo ciclo de atividade solar, pela passagem da Terra por órbitas cometárias ou mesmo acompanhar o bombardeamento de nosso planeta por meteoróides.

A excursão pelo planetário é o mote para abordar temas da astronomia e ecologia. As sessões diárias terão horários pré-fixados e vagas limitadas. Os interessados podem inscrever-se até segunda-feira (18), no endereço eletrônico www.fapema.br, ou nos dias do evento, caso haja vaga.

"As pesquisas científicas são capazes de gerar impactos positivos para o desenvolvimento social, cultural, político e econômico. Por isso, a sociedade deve estar mais próxima da ciência”, disse a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Foram confirmadas, ainda, exposições institucionais da Universidade Bom Bosco, Uema, Uniceuma, Ufma (Mestrado de Biodiversidade e Conservação), Parque Botânico da Vale, Estaleiro Escola (que levará a Canoa Estandarte) e Embrapa.

Nenhum comentário: