segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fapema realizará mostra científica


Cerca de 350 atividades estarão presentes na feira, que acontecerá de 20 a 23, destacando-se 200 pôsteres, 30 palestras, cinco minicursos e oito protótipos de inovações maranhenses; interessados em abordar temas podem inscrever-se até o dia 18

Já estão confirmadas cerca de 350 atividades na I Mostra Científica do Maranhão, evento que ocorrerá na Praça Maria Aragão, em São Luís, de 20 a 23 deste mês, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Maranhão, a semana é coordenada Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec).

A feira, que vai ocupar uma área de 600 m², é uma promoção da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e seus parceiros. O local vai receber cerca de 200 pôsteres, 30 palestras, cinco mini-cursos e oito protótipos de inovações maranhenses.

O espaço, na avaliação dos organizadores, é ideal para os professores e diretores de escolas dos ensinos Fundamental e Médio organizarem visitas de grupos de estudantes.

A Fapema realiza a feira em parceria com as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), Educação (Seduc), Universidades Federal do Maranhão (UFMA) e Estadual do Maranhão (Uema) e Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma).

O stand especial da fundação será caracterizado com o tema do Prêmio Fapema 2010: “Preservação Ambiental e Planejamento Urbano das Cidades”. Receberá a atração científica AsterKyanos, um planetário com 5m de diâmetro e 3,1m de altura central. Em cada sessão, 40 pessoas podem entrar na estrutura inflável e viajar pelo ciclo de atividade solar, pela passagem da Terra por órbitas cometárias ou mesmo acompanhar o bombardeamento de nosso planeta por meteoróides.

A excursão pelo planetário é o mote para abordar temas da astronomia e ecologia. As sessões diárias terão horários pré-fixados e vagas limitadas. Os interessados podem inscrever-se até o dia 18, no endereço eletrônico www.fapema.br, ou nos dias do evento, caso haja vaga. O mesmo processo será utilizado para agendamento de visitas ao Parque Botânico da Vale, com saídas da praça, em veículos disponibilizados pela Fapema e Seduc.

Oficinas especiais - A ciência e a tecnologia serão apresentadas de maneira lúdica e criativa. Ao entrar em contato com pequenos experimentos, os participantes, na maioria crianças e adolescentes, serão estimulados a perceber o quanto esses elementos estão impregnados no seu dia a dia. “As pesquisas científicas são capazes de gerar impactos positivos para o desenvolvimento social, cultural, político e econômico. Por isso, a sociedade deve estar mais próxima da ciência”, disse a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

A instituição aposta em oficinas lúdicas, como a de Lançamento de Foguetes, para provocar essa aproximação. Nela, os participantes aprenderão a construir seus próprios foguetes, usando garrafas PET. O momento de maior expectativa é o do lançamento, que é feito a partir de uma base com ar comprimido. Tudo isso é acompanhado de contagem regressiva e efeitos sonoros. Os foguetes podem atingir de 5m a 30m de altura, dependendo da regulagem da base.

Ao final da oficina, os participantes devem estar familiarizados com noções básicas de aerodinâmica e astronáutica. Será destacada, também, a importância da coleta, reciclagem ou reaproveitamento de materiais. Essa mesma proposta lúdica direcionará a oficina de Rosa dos Ventos e a exposição de painéis com imagens tridimensionais.

Exposições - Os pôsteres de trabalhos científicos serão divididos por áreas de conhecimento. Os pesquisadores apoiados pela Fapema, que produzem estudos nas mais diversas instituições do Estado, divulgarão os resultados e relevância de suas pesquisas.

“A Mostra Científica reunirá as principais atividades de ciência e tecnologia realizadas no Estado. Será uma oportunidade para compartilharmos conhecimentos e popularizar nossas ações”, afirmou a representante da Uema na Comissão Organizadora do evento, Rita Seabra.

Mais

Foram confirmadas exposições institucionais da Universidade Bom Bosco, Uema, Uniceuma, Ufma (Mestrado de Biodiversidade e Conservação), Parque Botânico da Vale, Estaleiro Escola (que levará a Canoa Estandarte) e Embrapa.

Nenhum comentário: