Desembarcou ontem no Porto do Itaqui, transportado pelo navio Singelgracht, de bandeira holandesa, o maior guindaste pórtico a operar no estado, fabricado pela indústria Liebherr, pesa 400 toneladas e é capaz de içar 104 toneladas de cargas. O equipamento, adquirido na Áustria pela empresa maranhense Brazil Marítima, deve iniciar suas operações em até 15 dias.
Segundo o presidente da Brazil Marítima, Dilleno Tavares da Silva, o guindaste tem 32 metros de altura, pesa 400 toneladas e custou 4 milhões de euros, equivalente a R$ 9.378.556,00 milhões. O empresário contou ainda que o processo de fabricação do maquinário demorou 20 meses.
A capacidade de içamento do guindaste pórtico da Brazil Marítima é 72 toneladas superior ao equipamento que atua hoje no Porto do Itaqui, que opera até 32 toneladas de cargas.
Dilleno Tavares informou que o guindaste vai operar diuturnamente no Porto do Itaqui na movimentação de granéis sólidos (fertilizante, arroz, trigo) e cargas gerais (alumínio, container, etc).
Na avaliação do presidente da Brazil Marítima, com essa capacidade de operação, o equipamento vai tornar mais ágil e produtiva a movimentação de carga e descarga no Itaqui, o que contribuirá para a diminuição das filas de navios e elevará a competitividade do porto maranhense, atraindo novas cargas.
Fundada em 2008, a Brazil Marítima, com escritório administrativo localizado no Monumental Shopping, e escritório operacional em frente à planta termelétrica da MPX Itaqui, tem a meta ambiciosa de se tornar o maior operador portuário do Maranhão nos próximos seis meses.
Descarregamento – O guindaste da Brazil Marítima foi trazido a São Luís no navio Singelgracht, de bandeira holandesa, com 169 m de comprimento, 24 m de largura e 7,6 m de calado. O cargueiro atracou na madrugada de ontem no Berço 103 do Porto do Itaqui para a operação de desembarque do maquinário. Entretanto, o descarregamento só foi iniciado à tarde, pois o barco trazia em seus porões uma outra carga, com destino à mineradora Vale, que foi retirada primeiro.
De acordo com Octávio Soares, gerente de desenvolvimento de negócios da Brazil Marítima, o guindaste movimenta-se pela área do cais de maneira ágil, já que foi fabricado em uma plataforma sobre rodas e pneus de borracha. O equipamento pode ser utilizado para içar contêineres e outros maquinários, além de granéis sólidos e cargas amarradas (lingotes de alumínio, madeira para exportação).
Números
104 Toneladas de carga é a capacidade de içar do novo guindaste da Brazil Marítima.
400 Toneladas é o peso total do maquinário da operadora.
32 Metros de altura é o alcance do novo guindaste.
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