Centro Histórico de São Luís
Anderson Corrêa
Da equipe de O Estado
Fazendo um passeio pelo Centro Histórico de São Luís, a primeira coisa que salta aos olhos é a imponência dos antigos sobrados e construções coloniais que formam o conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico-cultural. Muito deles já não se apresentam como belos e fiéis modelos da nossa história, pois estão se deteriorando com o tempo por falta de conservação de seus respectivos proprietários.
Em virtude disso, o Governo do Maranhão, por meio da sua Secretaria de Estado de Cultura (Secma), providencia a reforma e restauração de alguns prédios de posse do Estado, a exemplo da edificação onde funcionam a atual sede da Secma, além das construções que abrigam órgãos diretamente relacionados à secretaria e um casarão de terceiros, situado à Rua do Sol, 607. Os outros são o prédio do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, o Solar dos Vasconcelos, a sede do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia e os museus de Artes Sacras, de Artes Visuais e o Histórico e Artístico do Maranhão. Apesar das reformas, os locais não serão interditados.
Museu Centro de Pesquisas da História Natural e Arqueológica do Maranhão
No total, foram investidos aproximadamente R$ 2 bilhões com projetos que viabilizarão a conservação, preservação e manutenção desses edifícios. De acordo com o secretário de estado da cultura, Luís Henrique Nazaré Bulcão, as obras foram licitadas e serão realizadas por empresas especializadas em serviços de restauração de prédios históricos tombados. “Essa é uma exigência do Decreto-Lei nº 25, legislação que organiza e protege o Patrimônio Histórico e Artístico. Toda essa filigrana é necessária para se preservar o máximo da memória da sociedade maranhense”, afirmou o secretário.
Luís Bulcão salienta ainda a urgência de tantas obras, pois muitas dessas construções estavam há, pelo menos, 10 anos sem passar por nenhuma reforma. “O máximo que foi feito ao longo desse tempo foram pequenos serviços de pintura por profissionais que mal sabiam o que estavam fazendo, utilizando materiais inadequados que danificavam toda a estrutura física dos prédios”, lembrou.
Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
Casarões – O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, inaugurado em 1988, tem sede em prédio com construção datada de 1900, conforme indicação na bandeira da porta de entrada. Quatro galpões, duas casas térreas e um sobrado formam o quarteirão. O conjunto serviu como instalação de atividades comerciais, como depósitos e armazéns de tecidos. No local, já foram iniciadas os serviços de revisão das instalações prediais e da cortina de ar condicionado que possibilitarão a execução de uma nova programação cultural, com oficinas, exposições e lançamentos de livros.
Solar dos Vasconcelos
Já a reforma do Solar dos Vasconcelos, sobrado situado na Rua da Estrela que abriga exposição de fotos e de objetos sobre as transformações pelas quais passou o Centro Histórico de São Luís, bem como apresenta coleção de maquetes e miniaturas de embarcações típicas usadas pelos maranhenses, terá revisados e recuperados cobertura, reboco e pintura. O acervo do salão de exposições que inclui maquetes, fotografias e painéis, passará por processo de restauração.
Museu de Artes Visuais
O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, o anexo da Escola de Música Lilah Lisboa, os Museus de Artes Sacras, de Artes Visuais e o Histórico e Artístico do Maranhão, além da própria sede da Secma terão suas instalações hidráulicas e elétricas revisadas. Nessas edificações também será realizadas manutenção de enquadrarias, pintura e reformas de cobertura.
Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Todas as obras serão acompanhadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Estamos trabalhando em conjunto com o órgão federal, pois alguns desses casarões fazem parte do conjunto administrado por ele. O Governo tem de dar exemplo para que os outros proprietários tomem consciência da importância de preservar essas edificações que fazem parte de nossa história. Por isso, estaremos intensificando as fiscalizações para evitar mais danos ao patrimônio”, destacou Bulcão.
Outras obras – A Secma também está recuperando a Biblioteca Pública Benedito Leite e da Casa do Maranhão. No caso dessas duas obras, as licitações foram feitas em gestões anteriores. “Estamos assumindo as obras, fazendo cumprir as ordens da Defesa Civil. Para isso, fomos obrigados a interditar os dois edifícios, porque as condições estruturais eram calamitantes, tendo em vista a inoperância dos antigos governantes que pouco se mobilizaram para preservar o patrimônio do estado”, frisou Bulcão.
Casa do Maranhão
Segundo o secretário, a falta de zelo danificou a maior parte do acervo disponível na Casa do Maranhão, além de ter queimado os aparelhos eletrônicos como televisões e fones de ouvidos, que ficavam à disposição dos visitantes para assistir aos vídeos produzidos sobre a cultura e pontos turísticos do estado. A Casa do Maranhão e a Biblioteca serão reabertos em breve com novos acervos e programação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário