Quase 12 mil automóveis foram emplacados nos quatro primeiros meses de 2010 no Maranhão. O crescimento da frota já atingiu a marca recorde do mesmo período nos três últimos anos, porém as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para evitar os longos congestionamentos nas ruas da capital ainda não têm surtido efeito.
Mesmo com o fim da isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), o Maranhão continua apresentando uma média acima do normal para o número de veículos emplacados. De acordo com dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre janeiro e abril deste ano, foram emplacados 11.993 veículos. Nesse mesmo período, em 2009, o número ficou em 9.073. Apresentando, portanto, um aumento de 32%, quando comparado com o ano atual.
A chefe da divisão de vistoria e emplacamento do Detran, Lúcia Macedo, informou que no mês de abril houve dias em que o número de carros emplacados ultrapassou 200. Normalmente essa média é de 130 carros emplacados. Ela ressaltou, ainda, que números tão altos como os registrados nos últimos meses ocorrem com maior freqüência em dezembro e janeiro, quando as pessoas costumam trocar seus veículos. "Não sabemos por que houve esse número tão alto, até porque acabou a isenção do IPI", comentou.
Reclamações - Na contramão desse constante aumento da frota de veículos está a SMTT, que tenta, por meio de intervenções no trânsito, reduzir as reclamações dos motoristas da capital. Entre as vias de maior tráfego e com maiores reclamações está a Avenida Jerônimo de Albuquerque.
As críticas são tantas que em muitos casos motoristas preferem fazer um percurso maior para chegar a seu destino, sem precisar passar pela avenida. "Eu moro no Cohafuma e trabalho no São Francisco, mas ainda assim prefiro seguir pela Avenida Litorânea a ter de passar pela 'Jerônimo de Albuquerque'”, contou o empresário Fábio Henrique Santos.
Entre as ações implementadas pela SMTT para melhorar a fluidez do trânsito da capital estão: o fechamento de retornos nas avenidas São Luís Rei de França com acessos ao Parque Vitória e Altos do Turu; reordenamento do tráfego nas rotatórias do Bacanga, Calhau e Olho d'Água, e a retirada dos pontos de ônibus que estavam situados na rotatória da Cohab, obrigando os coletivos que seguem no sentido Angelim- Cohab a passar pelo túnel e não mais por cima.
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