quarta-feira, 17 de março de 2010

Maranhão já dá sinais de Recuperação da Crise Mundial que abateu os Portos do Estado


Aquiles Emir
Editor de Maranhão Hoje

O movimento nos terminais portuários do Maranhão, ano passado, sofreu uma queda na comparação com o desempenho de 2008, conforme Anuário

Estatístico 2009 publicado, segunda-feira, dia 15, pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário – Antaq. A queda de 0,15% foi puxada pelo Itaqui, que sofreu uma redução de 14,61% no seu movimento, já que os portos privados, do Consórcio Alumar e da Vale (Ponta da Madeira), tiveram desempenho melhor que no exercício anterior.
De acordo com o anuário da Antaq, passaram pelos três portos, ano passado, 105.025.621 toneladas, enquanto em 2008 este movimento foi de 105.186.939. Do total movimentado ano passado, 98.276.020 toneladas são de granel sólido, enquanto 302.088 são de granel líquido e 119.940 de carga em geral. O movimento nos portos privados foi de 93.336.196 toneladas, enquanto o Itaqui respondeu com 11.689.425 toneladas. Em 2008, enquanto Alumar e Vale movimentaram 91.871.393 toneladas, pelo Itaqui passaram 13.315.546, ou seja, 1.726.121 toneladas a mais do que o registrado ano passado.
Os números refletem situações econômicas bem particulares, pois o porto da Alumar, que teve um aumento de 13,12% (saiu de 4.671.850 para 5.620.180), na comparação de 2009 com 2008, movimentou expressivo volume de carga para as obras de expansão da sua planta, inaugurada ano passado, enquanto a Ponta da Madeira sofreu um aumento de 0,93%, pois foram 86.902.994, em 2008, contra 87.716.016, ou seja, uma ligeira evolução justamente quando as exportações de minério voltaram em maior volume.

Ponta da Madeira teve movimento melhor em 2009 do que em 2008, de acordo com estatísca da Antaq


Anuário - O anuário da Antaq traz dados relativos à movimentação de mercadorias nos portos e terminais de uso privativos brasileiros no ano passado. Em 2009, segundo a agência, o setor movimentou 732.931.141 toneladas, valor 4,61% menor do que o registrado em 2008.

A movimentação de carga geral caiu 9,32% de 2008 para 2009, quando passou de 112.501.852 toneladas para 102.011.115 toneladas. Foi a maior queda percentual registrada na comparação entre os dois períodos.

A segunda maior queda foi registrada no segmento dos granéis sólidos, cuja movimentação teve queda de 5.91% no período, o equivalente a menos 37.127.720 toneladas, resultado que reflete a queda na movimentação de minério de ferro, um dos principais produtos embarcados nos portos brasileiros.

Houve ainda queda expressiva na navegação de longo curso (-6,53%) e na navegação interior (3,61%). Já a cabotagem apresentou alta de 1,74% em 2009, na comparação com o ano anterior.

A queda deve-se em grande parte á crise mundial, que reduziu a demanda por commodities, entre elas, o minério de ferro. Portos organizados e terminais de uso privativo foram igualmente afetados, registrando movimentações 5,18% e 4,29% menores, respectivamente.

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