sexta-feira, 12 de março de 2010

Itaqui terá R$ 605 milhões para obras de ampliação


O Porto do Itaqui é um dos sete mais importantes do Brasil, segundo o Governo Federal, classificado na categoria "Portos Nacionais Estratégicos", ao lado dos portos de de Santos (SP), Rio Grande (RS), Paranaguá (SC), Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ) e Vitória (ES). A informação é do ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP-PR), Pedro Brito do Nascimento, que participou, com a governadora Roseana Sarney, do XVIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte e a Hidrovia do Parnaíba, ontem, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma. O ministro também divulgou que, no biênio 2010/2011, serão investidos R$ 605 milhões no Itaqui.

Na abertura do evento, Pedro Brito anunciou a classificação dos portos brasileiros que compõem as três categorias: "Portos Nacionais Estratégicos", "Regionais Estratégicos" e "Regionais Complementares", como prioridades de investimentos, aprovada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

"O Porto do Itaqui está incluído entre os sete mais importantes portos brasileiros. Não se trata apenas de uma seleção comum. É uma questão prática de garantir investimentos que serão importantes para o estado e para todo o país", ressaltou o ministro.

Roseana Sarney disse que estava muito feliz pelo Porto do Itaqui estar incluído entre os mais importantes do Brasil. "Significa que vamos continuar recebendo apoio do Governo Federal nas obras de ampliação e modernização do porto, que é estratégico para o desenvolvimento do Corredor Centro Norte. O meu governo está trabalhando firmemente para alcançarmos, o mais rápido possível, uma integração regional que nos torne cada vez mais fortes e competitivos", declarou a governadora.

Na oportunidade, Roseana Sarney citou investimentos que estão sendo realizados no Maranhão, tanto por parte do Executivo estadual como da iniciativa privada, integrando um conjunto de obras e programas sociais que chegam a R$ 80 bilhões e vão gerar mais de 100 mil empregos. "Nossa expectativa é continuar investindo na ampliação do Itaqui, que tem sete berços de atracação e deve ganhar mais dois até 2011", anunciou.

A governadora ressaltou que o Itaqui é o único porto público brasileiro que em 2016 - ano previsto para conclusão das obras no Canal do Panamá - que ficará a apenas 23 dias de navio do Porto de Xangai, na China. "O Corredor Centro Norte - que integra os estados do Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás - vai ganhar mais impulso com a implantação do Terminal de Grãos (Tegram), que deve entrar em operação em 2013", ressaltou.

O evento foi promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon), com apoio do governo do estado e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O presidente da Adecon, Alberto Pereira, disse que o Maranhão tem papel fundamental dentro do Corredor Centro Norte, não apenas para atender a sua própria economia, mas, também, para promover a logística de toda a região. Alberto Pereira apontou como essencial a implantação do Tegram, no Itaqui, que vai melhorar o escoamento da produção dos estados integrantes do Corredor Centro Norte. "É um porto estratégico para o Brasil, fator que deve ser complementado com a navegabilidade do rio Parnaíba, que é a nossa luta para que aconteça em breve", declarou Pereira.

Hidrovias - Durante o encontro, a governadora Roseana externou a sua expectativa de que o Governo Federal invista na navegabilidade das hidrovias Araguaia, Tocantins e Parnaíba. "Ligando o Porto do Itaqui a rodovias, ferrovias e hidrovias, estaremos com toda uma logística para promover o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste", explicou.

O diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, explicou que o Governo Federal elegeu vários corredores como prioridade para investimentos nos próximos anos, como as hidrovias do Parnaíba e do Tocantins-Araguaia.

No caso da Hidrovia do Parnaíba, está prevista a revitalização do trecho que vai da capital piauiense, Teresina, até o porto de Luís Correia (rumo norte). No Rumo sul, de Teresina até a Barragem de Boa Esperança, há uma problemática envolvendo novos estudos de viabilidade, pois está prevista para esse trecho a construção de cinco usinas hidrelétricas, o que implica construir eclusas nas barragens para possibilitar a navegação.

No caso da Hidrovia Tocantins-Araguaia, as eclusas da Barragem de Tucuruí, no Pará, já estão concluídas, segundo informou Fialho, o que possibilita o início das operações ainda neste ano. Até o fim do ano, está prevista a conclusão da eclusa da Barragem de Estreito, no sul do Maranhão, propiciando a ligação fluvial do Cerrado às ferrovias Carajás e Norte-Sul, para acesso ao Porto do Itaqui e também aos portos de Vila do Conde e Santarém (PA).
Por fim, Fernando Fialho destacou também a importância de outras bacias hidrográficas do Maranhão, como o Mearim e Itapecuru, que têm potencial para o transporte de cargas, mas que necessitam passar por um processo de revitalização.

Números

605 Milhões de reais em investimentos no Porto do Itaqui, no total
280 Milhões de reais para a construção do Tegram
113 Milhões de reais para a construção do berço 100
93 Milhões de reais para recuperação dos berços 101, 102 e 103
84 Milhões de reais para a construção do berço 108
35 Milhões de reais para a dragagem

Ministro dos Portos foi conferir as obras de expansão do Itaqui

Pedro Brito vistoriou a dragagem e a obra de recuperação dos cais sul e do novo píer

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, no início da tarde de ontem, fez uma inspeção nas obras que estão do Porto do Itaqui, caso dos berços 100 e 101, além da dragagem. Para Brito, o Itaqui oferece as melhores condições logísticas do país para exportação de grãos e falou dos investimentos que serão realizados na sua ampliação e modernização com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Serão investidos R$ 605 milhões no período de 2010/2011. Já estamos com projeto pronto para implantar o Tegram, com edital que deverá ser lançado em julho e com previsão de início das obras ainda no segundo semestre deste ano", disse o ministro.

Segundo Daniel Vinnet, diretor de planejamento e desenvolvimento da Emap, o Tegram vai contar com quatro armazéns com capacidade para movimentar cinco milhões de toneladas de grãos a partir de 2012. Inicialmente, o terminal vai operar no berço 103, com previsão de cinco milhões de toneladas por ano (mtpa). Na segunda fase, além do berço 103, será utilizado o berço 100 (em construção), com estimativa de operação de cinco mtpa.

Numa etapa final, está prevista a utilização do berço 99 (em projeto), que vai movimentar também cinco mtpa. No total, o Itaqui vai operar 15 mtpa até fins de 2014, o que significa dobrar o número de armazéns. O investimento é de R$ 280 milhões.

Segundo o cronograma das obras, a construção dos primeiros armazéns será concluída até fevereiro de 2011. Os ramais ferroviários, que ligarão a área de estocagem aos atracadouros, têm prazo até setembro deste ano. Já a instalação do "shiploader" (estrutura de transporte dos grãos), será em fevereiro de 2011.

Ainda segundo Vinnet, o projeto de expansão do Porto do Itaqui prevê investimentos em mais dois atracadouros (98 e 97), além da construção de uma retroárea de 200 mil m² dos berços 104 e 105, que vão servir para estocagem de granéis sólidos para operação de carga do Tegram. Estes últimos empreendimentos serão pleiteados recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, que será anunciado no dia 26 do corrente mês pelo presidente Lula.
A despeito dos novos atracadouros, destinados a operação de contêineres e carga geral, ainda não foi divulgada uma previsão orçamentária, mas a retroárea dos berços 104 e 105 deve custar R$ 250 milhões. A estimativa de início da obra é junho de 2011 e prazo de conclusão para dezembro de 2013.

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