Jock Dean
Enviado especial
Teatro de bolso, campo de futebol, piscina semi-olímpica, pista de atletismo, ginásio, alojamentos, módulos produtivos e edifícios educacionais. Estes serão os serviços a que a população de Arari, a 162 km da capital, terá acesso a partir deste ano com a implantação da Estação Conhecimento, projeto da Fundação Vale, em parceria com a Prefeitura, cujas obras de construção foram inauguradas na manhã de ontem. A previsão é que ainda este ano a população comece a ter acesso às atividades desenvolvidas pelo empreendimento.
O projeto que está sendo implantado em Arari beneficiará cerca de mil jovens e 300 famílias de produtores rurais da região, aliando desenvolvimento econômico sustentável e ensino técnico-profissionalizante. “O foco é a formação integral de jovens por meio do esporte, da cultura e da qualificação profissional, possibilitando a melhoria das condições de acesso ao mercado de trabalho e a geração de renda das comunidades”, explicou o presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz.
Arari foi escolhida como sede da primeira Estação Conhecimento do Maranhão devido à sua localização geográfica estratégica. A unidade ocupará 40 hectares com um Centro Educacional, um Centro Esportivo e Cultural e um Centro de Referência Tecnológica da Produção. Segundo Cristiana Saldanha, coordenadora da Fundação Vale para o Maranhão, o objetivo é que a longo prazo o município funcione como um pólo, atendendo também às cidades vizinhas.
Mais
A primeira Estação Conhecimento foi construída no Pará, em outubro de 2008, no município de Tucumã. Neste segundo semestre, está prevista a inauguração da segunda unidade no município de Parauapebas. Ainda no Pará deverá ser construída uma unidade em Marabá. No Maranhão, está prevista a construção de uma Estação em São Luís.
Projetos educativos em 3 pilares
Os filhos dos produtores rurais de Arari participarão de projetos educativos em três pilares distintos. O físico, por meio de atividades esportivas com o intuito de descobrir novos talentos em modalidades como futebol feminino, natação e atletismo que possam competir nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro (RJ). Outro pilar será o emocional, por meio de atividades culturais como a música, artesanato, artes cênicas e outras.
No campo profissional, os jovens serão capacitados em nível de gestores públicos e rurais. “A Estação aliará conhecimento prático, técnico e teórico na educação das crianças e adolescentes, pois não basta saber fazer, mas é importante também saber o porquê. A Vale quer agora, como mineradora, descobrir o ouro humano e potencializá-lo, disse Silvio Vaz.
A Estação apoiará a organização da produção, em escala empresarial, oferecendo orientação técnica para melhoria da qualidade e padronização da produção. Como a principal atividade econômica da região é agropecuária, os produtores rurais receberão assistência técnica desde o plantio até o processamento e a comercialização dos produtos. A idéia é otimizar a produção local de acordo com o mercado e as condições de produção que cada família possui.
“Realizamos seis meses de estudos dos potenciais econômicos de cada uma das cerca de 300 famílias que devem ser beneficiadas com a Estação para saber qual a atividade econômica que elas desenvolvem”, informou Cristiana Saldanha, coordenadora da Fundação Vale para o Maranhão.
Funcionamento – As obras, que foram lançadas ontem, devem ser totalmente inauguradas em 2011, mas já no segundo semestre deste ano deverão entrar em funcionamento as atividades dos Centros Esportivo e de Qualificação profissional. O prefeito de Arari, Leão Santos Neto (PSDB) avaliou como um marco na historia do município da implantação desse empreendimento social. “Arari sente-se muito feliz por ter sido escolhida pela Vale para a implantação desse projeto”, comentou .
A Prefeitura Municipal destacará 40 funcionários que trabalharão na Estação, além de técnicos que realizarão a triagem dos jovens e famílias que serão atendidas. O projeto nasce como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público para proporcionar a participação direta da comunidade de forma continuada e a longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário