O resultado final da Operação Cidade Segura, realizada na região metropolitana de São Luís, durante o carnaval, pelo Sistema de Segurança Pública do Estado do Maranhão, foi apresentado nesta quinta-feira (18).
No período de 12 a 17 de fevereiro deste ano foram realizadas 125 mil abordagens, sendo apreendidas nos circuitos oficiais, por meios das barreiras, duas armas de fogo e 100 armas brancas. O Instituto Médico Legal (IML) registrou oito mortes e 170 lesões corporais. Já no ano passado ocorreram 246 lesões corporais e 13 assassinatos.
“Destes oito homicídios cometidos em São Luís quatro acusados foram presos em flagrantes. Podemos assegurar que foi um dos carnavais mais tranqüilos dos últimos anos e que as barreiras feitas na Madre Deus coibiram a ações dos bandidos”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.
Menor índice de criminalidade
Os números da Operação Cidade Segura apontam uma redução de 50% dos casos de ocorrências policiais em todo o Maranhão e a diminuição de 38% dos homicídios em São Luís em relação ao período carnavalesco de 2009. O Sistema de Segurança contou ainda com o apoio das blitzen educativas promovidas pelo Detran, em parceria com as Polícia Rodoviária Federal. Para o Diretor Geral do órgão, Flávio Trindade, os condutores aprovaram a ação.
“A reação dos condutores e da população foi excelente porque ainda não tinham recebidos folhetos educativos no Carnaval. Nossa intenção foi levar informação sobre pontos perigosos nas estradas, uma educação a mais, além da nocividade do álcool na direção”, ressaltou Flávio Trindade.
Prevenção
O secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, revelou que o trabalho preventivo e de barreiras realizadas em 33 locais em toda a Ilha de São Luís, fez com que nenhum homicídio ocorresse no interior dos circuitos oficiais promovidos pelo Governo do Estado.
“A redução dos índices comprova que o planejamento funcionou. Isso vem reforçar que o trabalho da polícia preventiva foi fundamental, baixando os crimes em comparação aos números dos anos anteriores. Os resultados positivos refletem o trabalho de reestruturação que a governadora Roseana Sarney está fazendo no setor de segurança, por exemplo, com a aquisição de viaturas” finalizou Raimundo Cutrim.
Também participaram da entrevista coletiva, o secretário adjunto de Administração penitenciária, Carlos James Moreira; subdelegado geral da Polícia Civil, Robson Rui; comandante geral do Corpo de Bombeiros, Marcos Paiva; comandante do Policiamento Metropolitano da PM (CPM), Jéferson Teles; entre outros representantes do sistema de segurança do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário