Mostra fotográfica mostra a beleza dos instrumentos durante apresentações de manifestações culturais em São Luís
SAMARTONY MARTINS
O poder das mãos que fazem ecoar por meio de instrumentos musicais a diversidade de sons da cultura popular maranhense serviu de inspiração para a exposição No couro da mão do fotografo maranhense Marcone Pinheiro. A mostra fotográfica entra em cartaz a partir desta segunda-feira, 1º de março, no Espaço Impar, localizado no hall de entrada de O IMPARCIAL.
A idéia da exposição surgiu quando Marcone Pinheiro foi convidado em 2007 por Nelson Brito na época era diretor do Laborarte, falecido no ano passado, para fotografar as manifestações culturais de São Luís. “Isso me despertou sobre o assunto porque a base de nossa cultura popular é percussiva”, disse o fotógrafo.
Marcone Pinheiro lamentou que o pesquisador cultural Nelson Brito, não teve a oportunidade de ver o trabalho. “Infelizmente a exposição só aconteceu após a sua morte. Eu gostaria de ter feito esta homenagem ainda em vida”, frisou Pinheiro.
Por dois anos, Marcone Pinheiro, percorreu terreiros e arraiais da ilha onde as brincadeiras costumeiramente realizam suas apresentações. “Eu já estava fotografando as mãos, mas foi a partir daí que o foco da minha câmara estava voltado para as mãos destes artistas. Por meio das fotos damos visibilidades aos anônimos que fazem parte deste batalhão e aos instrumentos de som de nossas manifestações culturais”, explicou o fotógrafo. No Couro da mão mostra a plástica e a beleza dos instrumentos e de sua execução, dando rosto a estes percussionistas, valorizando a criatura humana, que é sempre a tônica do trabalho do Marcone Pinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário