quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sinc assina protocolo de intenções com a holandesa Eneco Energy




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Sinc), assinou um protocolo de intenções com a empresa holandesa geradora e distribuidora de energia Eneco Energy Trade B. V.. O convênio permite um estudo de viabilidade que será realizado pela Eneco para a instalação de um Complexo Agroindustrial de Produção de Derivados de Babaçu, que produzirá carvão, chips e pellets (espécie de lenha feita de biomassa), para exportar para a Europa.

O resultado desse estudo deverá sair no prazo de seis meses a um ano, e, caso o projeto seja aprovado, serão explorados os maciços naturais dos babaçuais, coletados nos municípios situados ao longo da estrada Transnordestina São Luís - Teresina.

"A Eneco definirá um modelo de produção da matéria-prima e a forma como ela será coletada, que deverá ser a mais vantajosa possível para os municípios e seus moradores, pensando sempre na sustentabilidade que começa na produção da matéria-prima", informou o superintendente de Promoção de Desenvolvimento do Agronegócio da Sinc, Jorge Cunha.

O Governo do Estado acompanhará esse processo por meio de uma associação que será criada para recomendar diretrizes e políticas durante todo o estudo. Ela também irá funcionar como agência controladora de práticas ambientalmente responsável, certificadora fundiária, ambiental e social.

Participaram da reunião de assinatura do protocolo de intenções o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo; o representante da Eneco, Teo Briksman; o superintendente de Promoção de Desenvolvimento do Agronegócio da Sinc, Jorge Cunha; e Oswaldo Albuquerque, representando o secretário de Agricultura.

Nenhum comentário: