O total de embarcações operadas na primeira quinzena deste mês pelo Porto do Itaqui, Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM/Vale) e Porto da Alumar foi de 58 navios. O resultado é superior ao alcançado no mesmo período de novembro, isto é, 54 navios de um total de 107. Os dados são da Pratimar, empresa de praticagem que atua na Baía de São Marcos.
No comparativo de 2008 com 2009, a estatística do desempenho atual do Complexo Portuário de São Luís denota uma tendência a superar o exercício anterior, que totalizou 1.386 navios. De 1º de janeiro deste ano até a primeira quinzena do corrente mês, os portos ludovicenses computaram 1.371 embarcações. Faltam 15 navios para a equiparação dos exercícios.
Cabe ressaltar que o mês de dezembro de 2008 registrou o pior desempenho (98 navios) do biênio. Num outro extremo, o ano passado também computou o melhor resultado mensal do período, precisamente no mês de agosto, com 138 navios operados na Baía de São Marcos.
Em relação a 2009, o melhor resultado do movimento portuário foi registrado nos meses de julho e agosto, com um total de 127 navios em cada mês. No período, o pior resultado ocorreu em novembro, com 107 embarcações.
Quinzena - Do desempenho do Complexo Portuário de São Luís neste mês destaca-se a movimentação de navios no Porto do Itaqui, que computou 30 embarcações, o que representa 51,72% do exercício em referência.
No Itaqui, os berços 106 e 104 foram os mais movimentados, com oito navios em cada atracadouro, que são utilizados geralmente para operações com derivados de petróleo. Os berços 101 e 102 fecharam a quinzena com cinco navios cada um. Já o berço 103 computou quatro embarcações. Esses atracadouros são utilizados para operações de carga geral e granéis sólidos.
O sistema portuário da Vale, que inclui o berço 105 do Porto do Itaqui e os três atracadouros do Terminal Marítimo Ponta da Madeira, totalizou 19 embarcações no período, o que significa 32,75% do exercício global. Foram sete navios no Píer III/Norte e cinco no Píer III/Sul. No Píer I, foram seis navios, e o Píer II (berço 105 do Itaqui) operou apenas uma embarcação. O Porto da Alumar operou nove navios na quinzena em referência.
Acumulado - Ao comparar mais aprofundadamente os dados da Pratimar, referente à movimentação de navios de janeiro a dezembro, com os relatórios da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), sobre o desempenho do Complexo Portuário de São Luís de janeiro a novembro, estima-se que o exercício do ano passado pode ser superado até o dia 20 deste mês.
No ano passado, foi computado um total de 1.386 embarcações movimentadas na Baía de São Marcos, com média de 115 navios por mês. Neste ano, até novembro, o número de embarcações chegou a 1.313, o que significa uma média de 119 navios por mês. Considerando esta perspectiva, a tendência atual é superar o exercício de 2008, já que a diferença para o que já foi apurado em 2009 é de 73 navios, isto é, 46 unidades abaixo da média registrada.
Vale ressaltar que, analiticamente, em 2009, o melhor desempenho do Complexo Portuário de São Luís foi registrado em julho e agosto, com 127 embarcações cada mês, o que representa uma média de 4,06 navios operados por dia. Neste contexto, o pior resultado foi computado em novembro, com 107 embarcações e uma média de 3,56 navios por dia.
Ainda considerando o relatório de 2008, o melhor desempenho dos portos ludovicenses foi computado no mês de agosto, com 138 embarcações operadas, média de operação de 4,45 navios/dia. O pior resultado do período foi em janeiro, com 104 embarcações, média de 3,54 embarcações por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário