quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Maranhão finalmente retoma o que é seu. Adeus Rota das Emoções (dos Outros)


Dizem que negócio bom é aquele em que todas as partes saem ganhando. Não foi o caso da famigerada Rota das Emoções, um golpe contra o nosso estado, onde o Maranhão entrava com as principais atrações: Os Lençóis Maranhenses, O Delta das Américas e de quebra o Aeroporto Internacional de Barreirinhas desviado para o Piauí pelo então governador Jackson Lago, fazendo com que duas  das nossas  principais atrações turísticas tivessem como portão de entrada a cidade de Parnaíba (PI) em detrimento da capital, São Luís e de Barreirinhas. Ainda tinhamos que pagar R$ 40 mil por mês para ver os aviões provenientes da Europa, descendo no Piauí, deixando o dinheiro lá e pra nós ficava apenas a sujeira causada pelos turistas, mas o desembarque, as taxas, as hospedagens e conseqüentemente os dólares, ficavam em Parnaíba, cidade que há tempos se apropriou indevidamente do Delta como se fosse exclusividade deles, mesmo possuindo apenas 30% do seu território. Não é atoa que agora nossos vizinhos estão a lamentar a perda do que nunca foi deles, mas que lhes rendia bons frutos, fato.

Governadora do Maranhão abandona o consórcio turístico Rota das Emoções

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, ainda não formalizou, mas já teria avisado informalmente aos seus colegas do Piauí, Wellington Dias, e do Ceará, Cid Gomes, que não é mais interesse do seu Estado integrar o consórcio Integrado de Turismo, a chamada Rota das Emoções.

O consórcio foi criado em 2007 pelos governadores do Ceará, Piauí e Maranhão, quando Jackson Lago era o governador maranhense e já àquele período era criticado pela então senadora Roseana Sarney que não considera importante o Maranhão trabalhar o turismo na região dos Lençóis Maranhenses de forma integrada com seus vizinhos, quando tiraria proveito sozinho.

Na formalização do consórcio os três Estados concordaram em criar a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), com duração prevista de 12 anos para estruturar, planejar e executar as políticas de consolidação do turismo na rota Jeri-Delta-Lençóis.

Para manter a agência ficou acertado que os três Estados firmariam o contrato de rateio anualmente, pelo qual, desembolsariam mensalmente os recursos necessários para o funcionamento da ADRS.

Os governadores Cid Gomes e Wellington Dias demonstraram profunda irritação com a recusa da governadora maranhense em assinar o novo contrato de rateio 2009-2010 e decidiram que o Piauí e Ceará assumirão integralmente essas despesas.

Para os operadores do turismo em Barreirinhas, no Maranhão, a atitude da governadora só os prejudica, considerando que eles são os grandes beneficiários do fluxo turístico que se estabeleceu ao longo da Rota das Emoções.

Neste sábado, em reunião no Porto das Barcas, em Parnaíba, o grupo interministerial criado pelo presidente Lula para elaborar o plano de desenvolvimento turístico do Meio Norte do Brasil, irá apresentar a conclusão de seus trabalhos.

O assunto relacionado ao rompimento da governadora maranhense com o consórcio da Rota das Emoções repercutiu no 37º Congresso da Associação Brasileira de Agentes de Turismo (Abav), no Rio de Janeiro.

Em Tempo:

Cada um deve lutar com as armas que tem. Apropriar-se do que não é seu é crime à moral e aos bons costumes. O Piauí tem que parar de querer se apropriar do que não é seu. A Governadora está agindo como deve agir um governante que ama e luta pelo seu estado e não entregando-o a outros estados como fez o famigerado Jackson Lago quando expulsou do Maranhão a Siderúrgica Baoestil que foi se instalar no Espírito Santo e entregou ao Piauí o nosso Delta e os Lençóis Maranhenses, atual menina dos olhos do mundo.

Roseana Sarney quando Senadora conseguiu aprovar a internacionalização do aeroporto de Barreirinhas para fazer dele a entrada oficial dos Lençós Maranhenses, o governador Jackson Lago transferiu a internacionalizaçao desse mesmo aeroporto para a cidade de Parnaíba(PI)
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=408663 conseqüentemente outorgou ao estado vizinho o direito de receber turistas vindos do exterior que quisessem conhecer os Lençóis Maranhenses e o Delta, ou seja, se um turista queria descer em São Luís para visitar os Lençóis Maranhenses, era automaticamente imposto a ele que ele descesse em Parnaíba, excluindo São Luís definitivamente de seu roteiro.
Veja aqui a notícia da internacionalização do aeroporto de Barreirinhas
http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=6492

Um comentário:

Alex disse...

Roseana tem mais é que endurecer mesmo. Assim que age um governador de verdade, que luta em prol do estado. Nao um fascínora como Jackson Lago que foi o maior inimigo que o Maranhao ja teve. Afinal ele era governador do Maranhao ou do Piauí?