sábado, 26 de setembro de 2009

Aumenta o Movimento de Passageiros no Aeroporto do Tirirical.


Apesar de um registro em agosto inferior ao do mês anterior, no movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, a Infraero contabiliza um crescimento no acumulado deste ano em relação a 2008 nos embarques e desembarques em São Luís. De acordo com a estatística, de janeiro a agosto de 2008, foram registradas 602 mil 599 entradas e saídas de passageiros, enquanto este ano, no mesmo período, o movimento foi de 614 mil 664, sendo que na soma dos dois aeroportos (São Luís e Imperatriz), o movimento de 2009 foi de 739 mil 345 contra 722 mil 783 do ano passado.
Para o diretor de Operações da Infraero, Waltenê Mendonça, são várias as explicações para este crescimento. Os investimentos que estão sendo anunciados no setor econômico – refinaria de petróleo, hidrelétrica, ampliação do Consórcio Alumar e Vale etc – respondem por boa parte desse movimento, mas há de se levar em conta também o turismo, pois tanto aumentou o número tanto de pessoas que entraram no Maranhão quanto daquelas que viajaram a lazer para fora do Estado ou mesmo do País.
Conforme os números da Infraero, em agosto os embarques e desembarques de passageiros, nos aeroportos Marechal Cunha Machado (São Luís) e Renato Cortez (Imperatriz), somaram 92 mil 247, sendo que deste total 85 mil 465 foram registrados na capital (46 deles procedentes do exterior). Em comparação a julho, houve uma queda significativa, pois somente em São Luís, os embarques e desembarques atingiram a marca de 98 mil 303, ou seja, mais do que a soma dos dois aeroportos em agosto. Em julho, foram registrados no Renato Cortez, 20 mil 514 embarques e desembarques.
O diretor da Infraero diz a melhor explicação para esta queda é o fato de julho ser um mês marcado por férias, quando muitas pessoas entram e saem do Estado, mas para ele o importante é registrar que o movimento vem crescendo de um ano para o outro. Ele recorda que o movimento de julho foi recorde.

Novos voos - O movimento no Cunha Machado tende a aumento depois que a Gol lançou um novo voo que liga, sem escalas ou conexões, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim a São Luís, que será operado por modernas aeronaves Boeing 737-800 Next Generation. Uma segunda rota em estudo é para Brasília com conexão em Teresina – PI.
O voo direto parte do Galeão às 21h30, chegando em São Luís às 00h50. No sentido contrário, a aeronave sai da capital maranhense às 03h20, com chegada prevista ao Rio de Janeiro às 06h40. "A nova ligação permite conexões para as regiões Sul e Sudeste, além de facilitar o deslocamento entre o Rio e o Maranhão, sem que o cliente precise passar por Brasília", destaca Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de Planejamento e TI da GOL.
As passagens estão disponíveis para compra no site da GOL (www.voegol.com.br), ou por meio da Central de Relacionamento com os Clientes, no telefone 0300-115-2121 (custo de ligação local).

Nenhum comentário: