Maranhão prestes a ganhar mais um porto de grande porte.
Porto Mearim, empreendimento orçado em R$ 2,6 bilhões terá seu start a partir de 2016
Fonte: Jornal o Estado do Maranhão
Canal do Porto Mearim terá navegabilidade segura
Projeto
portuário capitaneado pela Aurizônia Empreendimentos utiliza tecnologia
de simuladores como forma de de garantir o acesso de navios de grande
porte, com capacidade para transportar até 120 mil toneladas de grãos
Diretor
de Planejamento e Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent,
destaca importância do simulador de manobras para o projeto/Divulgação
(Foto: Divulgação)Navios graneleiros de
até 300 metros de comprimento poderão manobrar com total segurança no
canal de acesso ao Porto Mearim, futuro empreendimento que será
construído em Bacabeira. Para chegar a esse grau de confiabilidade,
diversos testes foram realizados em simulador de manobras.
O Porto
Mearim instalou o simulador de manobras, em sua sede, em São Luís, em
sessões que foram acompanhadas por representantes da Capitania dos
Portos do Maranhão, profissionais de praticagem da Baía de São Marcos,
engenheiros, entre outros convidados, o que contribuiu positivamente
para um melhor conhecimento do canal de navegação e sua navegabilidade
segura e eficiente.
“Isso mostra o avanço técnico do projeto em
termos de conhecimento sobre aquela região [todo o canal de acesso] para
a garantia da navegabilidade”, ressaltou o diretor de Planejamento e
Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent.
O simulador
reproduz o comportamento do navio de forma realista, levando em conta
aspectos do ambiente natural, tais como velocidade das correntes
marítimas, profundidade, sedimentos, entre outros, entendidos como
fundamentais para o conhecimento total da região.
Segundo o
capitão de Mar e Guerra, Valdecílio Pinheiro Linhares, no simulador
foram testadas diversas classes de navios com o objetivo de se avaliar
os limites de navegação e das manobras de atração e desatracação. O
Porto Mearim poderá receber navios com capacidade para transportar até
120 mil toneladas de grãos.
“O grande diferencial desse projeto é
que por se tratar de um ambiente novo, com esses estudos, com essa
tecnologia aplicada, conseguiu-se formar uma importante base de
conhecimento”, observou Lucas Silveira, gerente de Simulações da CBI,
empresa de engenharia que ajudou na elaboração do projeto do Porto
Mearim.
Daniel Vinent disse que a implantação da tecnologia do
simulador de manobras é mais uma etapa em que se avançou no projeto
Porto Mearim, empreendimento orçado em R$ 2,6 bilhões e que terá seu
start a partir de 2016.
O porto será instalado numa área de 598,9
hectares, na margem leste da Baía de São Marcos, em Bacabeira, para
movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral.
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Ribamar Cunha / Subeditor de Economia
Empreendimento
privado na Baía de São Marcos, em Bacabeira, é orçado em R$ 2,6 bilhões
e está projetado para se tornar um dos principais portos de exportação
de grãos nas regiões Norte e Nordeste; obras terão início em 2016
Daniel Vinent, diretor de Planejamento do Porto Mearim, detalhou o empreendimento (Foto: Biné Morais)Projetado
para ser uma porta de entrada e saída de grandes oportunidades para o
Maranhão, o Porto Mearim, investimento privado, estimado em R$ 2,6
bilhões, capitaneado pela Aurizônia Empreendimentos S/A (Aesa), se
apresenta como uma solução para os fluxos competitivos de granéis
sólidos e carga geral pela região do município de Bacabeira. As obras do
empreendimento devem ter início em 2016.
“Este é um projeto ímpar
para o Maranhão e para a região de influência econômica do Matopiba
[Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, ressaltou o diretor de
Planejamento e Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent, ao
informar que a empresa está na etapa de exposição do futuro
empreendimento ao mercado.
O porto, que será instalado numa área
de 598,9 hectares, na margem leste da Baía de São Marcos, em Bacabeira,
recebeu autorização da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq)
para movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral, com
vigência de 25 anos contados da data de assinatura do contrato de
adesão, prorrogável por períodos sucessivos.
Todo o arcabouço
jurídico e legal em termos de adaptação do Terminal Portuário do Mearim
S/A à Lei nº 12.815/2013 (Lei dos Portos), marco regulatório do setor
que definiu novos termos para exploração de Terminais de Uso Privado
(TUP), e também de licenciamento já está consolidado para que o projeto
de construção do porto seja iniciado. “Já dispomos da licença de
instalação para construção de cais e berços, ponte de ligação e
estrutura de armazenagem e acesso no retroporto”, adiantou Daniel
Vinent. Quatro berços - O projeto prevê a
construção de quatro berços de atração de navios na sua configuração
final, ocupando 1.362 metros, com possibilidade de expansão, uma vez que
a área dispõe de capacidade de utilização de 4.000 metros. Após
detalhados estudos, o projeto do novo canal de navegação do Porto Mearim
cria a oportunidade para entrada de navios de grande porte, com calados
de 12,8 m a 14,6 m, ou seja, embarcações com capacidade de transportar
até 120 mil toneladas de grãos.
Segundo Daniel Vinent, na fase I
do projeto, que deve entrar em operação em 2019, está prevista a
movimentação de 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes e 1,5 milhão de
toneladas de carga geral (celulose). Inicialmente, dois berços
atenderão a essa demanda de cargas.
Na fase II, além de dobrar a
movimentação de fertilizantes e de carga geral, o Porto Mearim iniciará a
operação de grãos, estimada em 5 milhões de toneladas, devendo chegar a
10 milhões de toneladas na terceira etapa. Dois novos berços serão
construídos. Retroárea - Na retroárea do porto,
serão construídos armazéns, que serão ampliados a partir do crescimento
da movimentação de cargas. A unidade de estocagem de carga geral terá
uma capacidade estática inicial de 75 mil toneladas, podendo chegar a
150 mil. Já o armazém de grãos saltará de uma capacidade estática de 150
mil toneladas para 300 mil.
Além disso, a localização estratégica
do Porto Mearim cria oportunidade para um proposto Polo Industrial em
Bacabeira, com perspectiva de atrair e desenvolver cadeias produtivas
nas áreas de óleo, gás e energia, produtos agropecuários, manufaturados,
minérios e metálicos e serviços.
Mais
- A Aurizônia
Empreendimentos S/A (Aesa) é uma holding familiar que há 50 anos tem
direcionado seus investimentos nas áreas de mineração e metalurgia,
imobiliária, porto, energia e exploração e produção de gás natural e
petróleo.
Números
R$ 2,6 Bilhões é o valor do investimento na construção do Porto Mearim, em Bacabeira
4 Berços serão construídos, ocupando 1.362 metros de área, para receber navios com capacidade de até 120 mil toneladas
13 Dias é o tempo de viagem de um navio que sai do Maranhão com destino a Roterdã, na Holanda
Localização e infraestrutura logística são diferenciais
Tempo de navegação internacional pode ser otimizado por causa da localização
Além
da localização privilegiada, próximo dos principais mercados
internacionais, o Porto Mearim apresenta como diferencial de
competitividade o fato de se instalar numa região de potencial logístico,
que tem uma boa infraestrutura de malhas ferroviária e rodoviária, o que
facilitará o escoamento das cargas.
O diretor de Planejamento e
Desenvolvimento do Porto Mearim, Daniel Vinent, assinalou que hoje há um
grande desbalanceamento e saturação das soluções logísticas nas regiões
Sul e Sudeste do Brasil. O que se agrava, uma vez que todo o excedente
das regiões Norte e Nordeste é exportado pelas regiões Sul e Sudeste.
Como
solução logística, o Porto Mearim poderá se tornar um indutor de mais
investimentos nas regiões Norte e Nordeste, que têm um forte potencial
para equilibrar as exportações do país, principalmente de grãos. “O
Porto Mearim, além de contribuir para diminuir a quantidade de cargas
exportadas nas regiões Sul e Sudeste, se tornará um dos principais
portos de exportação de grãos nas regiões Norte e Nordeste”, assegurou
Daniel Vinent.
A própria localização geográfica do Porto Mearim
cria oportunidades de se otimizar o tempo na navegação internacional.
Por exemplo, o navio que sai do Porto de Santos com destino a Roterdã,
na Holanda, leva19 dias, enquanto saindo do Maranhão esse tempo de
viagem reduz para 13 dias.
“Fora os atributos do projeto ligados
ao negócio, o fato de o Porto Mearim estar localizado em Bacabeira traz
outras vantagens adicionais, como o de ter a atividade industrial e
portuária em linha com o Plano Diretor do Município para uso e ocupação
do solo, sem problemas sociais associados a áreas com altos contingentes
populacionais; ter amplas áreas de expansão em terra, sem problemas
fundiários, além de já possuir licenciamento ambiental e licença do uso
da lâmina d’água já concedida pela União”, concluiu o diretor.
Um comentário:
Anônimo
disse...
Enquanto isso o governo do Piauí continua lutando pra ter pelo menos um porto e enganando a população de que vai construir um com míseros 20 milhões de reais.
Um comentário:
Enquanto isso o governo do Piauí continua lutando pra ter pelo menos um porto e enganando a população de que vai construir um com míseros 20 milhões de reais.
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