terça-feira, 7 de maio de 2013

Descarregador de carvão da MPX está em fase de instalação no Itaqui


Empresa não divulgou detalhes do novo equipamento, que está sendo montado na extremidade sul do berço 100 do porto
 
A Usina Termelétrica (UTE) Porto do Itaqui, do grupo MPX, segundo fontes do setor portuário, está em fase de instalação de um descarregador de navios (shiploader) projetado para movimentar carvão mineral. O equipamento está na extremidade sul do berço 100 do Itaqui. A empresa não divulgou mais detalhes da operação.
A instalação do shiploader no Itaqui foi divulgada em abril de 2010, durante uma visita de jornalistas ao canteiro de obras da empresa. Na ocasião, os representantes da MPX informaram que o maquinário seria adquirido na Suécia, a exemplo de um outro descarregador instalado na unidade de Pecém, no Ceará. O equipamento será utilizado na retirada do minério dos porões de navios para as correias transportadoras, que levarão o material até a usina.
A diferença do novo equipamento para os descarregadores já existentes no porto é que o shiploader funciona com um mecanismo de rotação contínua, tipo rosca sem fim, retirando o carvão dos porões sem que partículas do minério sejam levadas pelo vento.
Outro detalhe importante, divulgado na oportunidade, é que a correia transportadora é isolada, para que partículas de carvão não se espalhem no trajeto de sete quilômetros até a usina. Seguindo essa linha de procedimento, no pátio de estocagem, o carvão é constantemente umedecido.
Versátil - O equipamento que está sendo instalado pela MPX no Porto do Itaqui não servirá apenas para a usina, mas também para outros operadores portuários, conforme informes da empresa, por ocasião da apresentação do empreendimento.
O descarregador deve ser utilizado, inicialmente, cerca de quatro dias por mês, suficiente para descarregar 70 mil toneladas de carvão.
Dados técnicos não foram divulgados. Porém, um equipamento similar foi instalado em Pecém, maquinário construído na cidade de Helsingborg, na Suécia, sede da Cargotec Sweden AB MacGregor Bulk. O descarregador, no Ceará, tem capacidade para operar 2,5 mil toneladas de insumo por hora.

Nenhum comentário: