O projeto de construção do sítio lançador de satélites para fins comerciais no município de Alcântara foi discutido durante encontro, realizado ontem, entre o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, e executivos da Alcântara Cyclone Space, empresa binacional formada pelo Governo Brasileiro e a Agência Espacial da Ucrânia. Na ocasião, também foi reforçada a necessidade de parceria com o Governo do Estado para atrair novos investimentos no segmento aéreo-espacial e, consequentemente, em outras áreas.
O sítio de lançamento é um projeto transformador que irá atrair outras empresas satélites que darão suporte ao empreendimento e terá efeitos multiplicadores em atividade de sensoriamento remoto, monitoramento meteorológico e no controle do espaço aéreo brasileiro.
Integração - Para o brigadeiro Wagner Santilli, a visita foi um passo muito importante para a integração de uma nova atividade que vai se instalar no Maranhão, pois no estado há um Centro Espacial da Força Aérea, mas, em dimensão comercial, a Cyclone será a primeira que irá trazer benfeitorias para a região. Santilli solicitou o apoio da Sedinc no estabelecimento de uma agenda para reunir os presidentes da empresa com a governadora Roseana Sarney com o objetivo de atualizá-la sobre o andamento do projeto.
Segundo Maurício Macedo, a Cyclone Space irá proporcionar a atração de novos investimentos no segmento aéreo-espacial, além de demandar diversos serviços nos setores de alimentação, habitação, turismo, entre outros. A implantação do projeto está prevista para dezembro deste ano e demandará na operação um contingente considerável de mão de obra. "Por esta razão, é importante que tenhamos bons serviços e que as pessoas da região sejam capacitadas para se inserirem nesse projeto", destacou o secretário Maurício Macedo.
Mais
A Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) é responsável pela comercialização e operação de serviços de lançamento utilizando o veículo lançador Cyclone-4 a partir de seu centro de lançamento em Alcântara. A ACS é o resultado de anos de negociações entre o Brasil e a Ucrânia, iniciadas formalmente com a assinatura do Acordo-Quadro sobre a Cooperação de Usos Pacíficos do Espaço Exterior, em 18 de novembro de 1999. O encerramento bem-sucedido das negociações foi marcado pela assinatura, em 21 de outubro de 2003, do Tratado de Cooperação de Longo Prazo na Utilização do Veículo de Lançamento Cyclone-4 no Centro de Lançamento de Alcântara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário