quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sistema criado por maranhenses que aperfeiçoa EAD vai ser lançado na segunda


Por Maurício Araya

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), lança, nesta segunda-feira (10), uma central de sistemas com três softwares: o Sistema de Solicitações Internas (Solin), Central de Atendimento ao Aluno (CAA) e o Sistema de Monitoramento e Avaliação (SIM). Criada pela própria universidade, a central de sistemas trará inúmeros benefícios à modalidade de Ensino a Distância (EAD), pois permite um maior controle das atividades internas, monitoramento dos alunos e tutores, além de proporcionar um atendimento ao aluno mais ágil com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
De fácil acesso, o novo pacote de software foi desenvolvido ao longo de oito meses, pela equipe da Coordenação de Tecnologias e Hipermídias da Unasus/UFMA, e traz inúmeras ferramentas. Como novo programa, professores, tutores e as coordenações dos cursos poderão identificar, por meio do SIM, aquele aluno que obteve o maior número de participações, assim como aquele que, por alguma razão, não está participando das atividades do seu módulo e, dessa forma, agir para lhe assegurar um melhor desempenho. O SIM dispõe de dados que são atualizados automaticamente, em que consta o nível de participação de cada aluno e suas pendências.
Na CAA, o aluno poderá registrar suas dúvidas referentes aos assuntos encontrados nos cursos em que estão matriculados. O software oferece esse suporte, além da possibilidade de um retorno mais rápido para o questionamento do estudante, por conta do direcionamento online das dúvidas para cada funcionário específico das diversas áreas na Unasus/UFMA.
Interesse nacional
Como crescimento da EAD no Brasil (14,6% de matriculados, só na graduação, segundo dados do Censo do Ensino Superior de 2010) e motivado, também, pelo advento da internet, se faz necessária a criação de novas ferramentas que pudessem assegurar um ensino a distância de melhor qualidade.
O novo pacote de software desenvolvido pela equipe maranhense já despertou o interesse de outras universidades do país que, em breve, também, devem implementar o sistema, como é o caso da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Nenhum comentário: