terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ministro do Turismo realiza visita técnica no Teatro Arthur Azevedo

 

Assim como aconteceu com a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), e vem acontecendo com a Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo" (Emem), em breve o Teatro Arthur Azevedo (TAA) é mais uma dentre as casas de cultura administradas pelo Governo do Estado que deverá receber reformas de modernização e reparos em sua estrutura.

O indicativo de que o teatro poderá receber melhorias surgiu na manhã desta terça-feira (4), com a visita do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que quis conferir de perto as instalações do TAA para verificar as necessidades técnicas e estruturais do órgão para viabilização de recursos do Governo Federal para reformas.

Acompanhado da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão; do secretário de Estado do Turismo, Jura Filho; e do diretor do TAA, Roberto Brandão, o ministro pode conferir com detalhes a atual condição estrutural da casa. O diretor do teatro acompanhou as autoridades e detalhou as características físicas e técnicas que precisam ser melhoradas, como o restauro da mobília e a restruturação dos equipamentos de som e iluminação.

O ministro Gastão Vieira destacou que o TAA é uma referência nacional como um dos mais belos teatros do país, e fez questão de enfatizar que atualmente a maioria dos teatros brasileiros, como o Teatro da Paz, em Belém, e o Teatro José de Alencar, em Fortaleza, vem passando por um processo de modernização. "Há uma preocupação muito grande e um conjunto de ações que estão sendo feitas para a recuperação do nosso patrimônio histórico. Aqui no Teatro Arthur Azevedo, por exemplo, nós precisamos ver como o Ministério do Turismo pode colaborar para melhorar a estrutura, especialmente o que diz respeito aos equipamentos". O ministro garantiu também que, junto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), há projetos de requalificação da Praça João Lisboa e da Rua Grande, quando a principal rua comercial de São Luís, junto com a Rua da Paz e a Rua do Sol, devem ganhar iluminação subterrânea.

De acordo a secretária Olga Simão, a governadora Roseana Sarney determinou que a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) deve priorizar atenção para as casas de cultura do estado. "Estamos vendo de perto as necessidades de todas as casas. Hoje estamos com o ministro Gastão Vieira aqui no Teatro Arthur Azevedo que vem olhar conosco para tentar recursos federais para que a casa passe por uma reforma total", pontuou a secretária que frisou ainda que, apesar do TAA apresentar bom estado de conservação, com o tempo ele precisa receber algumas correções e adequações.

Segundo o diretor do TAA, Roberto Brandão, o teatro não precisa de grandes reparos, mas por se tratar de prédio histórico, a revisão da estrutura sempre é necessária para evitar problemas futuros. "Este é o segundo teatro mais antigo do Brasil. Foi inaugurado em 1817, portanto ele tem hoje 195 anos. Nessa visita técnica a gente vai conversar com o ministro para ver se conseguimos modernizar a parte de equipamentos, além de receber pintura nova e pequenos reparos", assinalou.

Durante a visita o secretário de Turismo, Jura Filho, ressaltou que a manutenção do teatro deve ser permanente, para que os turistas possam vir e valorizá-lo. "Quando um turista vem para um destino e encontra um patrimônio dessa natureza, com essa importância e não está bem cuidado, consequentemente ele também não vai valorizar o lugar que está visitando", destacou o secretário.

Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL)

A obra de reforma da BPBL está orçada em R$ 5,2 milhões, e previu além da reforma do prédio principal, onde fica arquivada a maior parte do acervo, melhorias estruturais no prédio anexo. O primeiro tem mais de 62 anos e necessita de cuidados redobrados; o segundo, apesar de mais recente, já tem 23 anos e nunca sofreu nenhuma intervenção de maior porte. De acordo com a secretária Olga Simão a obra deve ser entregue ainda este mês à população, como parte das comemorações pelos 400 anos de São Luís.

Emem

O roteiro de visita do ministro incluiu ainda o acompanhamento das obras na escola de Música Lilah Lisboa (Emem). Depois de passar por obras de reforma e modernização, a Emem deverá ser entregue este mês a estudantes, professores e músicos, e a obra deve ser finalizada em até três meses, quando a escada de acesso ao mirante deve ser trocada para atender as necessidades arquitetônicas do prédio histórico.

Com a obra, os prédios, tanto o principal como o anexo, tiveram o telhado recuperado; as salas do mirante, do segundo piso, bem com o auditório ganharam pintura e o piso foi recuperado.

Nenhum comentário: