sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bumba-boi recebe título de patrimônio cultural imaterial do Brasil

Foto Estudio 9D
 
Segundo a governadora do Maranhão, essa é a prova da força da cultura do estado.

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado


Em solenidade realizada na noite de ontem, no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney recebeu, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a certificação do bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. É o reconhecimento à mais representativa manifestação da cultura popular do Maranhão. O registro foi concedido após aprovação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Brasil.
Durante o ato, cerca de 300 representantes das 549 manifestações de bumba meu boi do Maranhão também receberam certificados com o reconhecimento de patrimônio cultural do país. Segundo a governadora, essa é a prova da força da cultura do estado. “É com muita alegria que, durante o meu governo, o Maranhão recebe, através do bumba meu boi, um título dessa importância. A próxima meta é manter viva a essência da brincadeira nos corações de todos os maranhenses”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do secretário de Programas Especiais, João Alberto de Souza; do secretário de Turismo, Jura Filho, e dos deputados estaduais César Pires e Roberto Costa.
A ministra da Cultura reforçou o orgulho de homenagear uma das manifestações mais ricas do país. “O bumba meu boi é único no Brasil. Não há qualquer outra brincadeira que se assemelhe a ele. Sinto-me feliz por poder vir a São Luís entregar esse título ao povo maranhense, que preserva suas tradições e tem orgulho de sua origem e história”, disse a ministra.

Certificados - Antes dos discursos, autoridades realizaram a entrega dos certificados aos representantes dos grupos de bumba meu boi. Um dos mais orgulhosos era Apolônio Melônio, de 94 anos, fundador de várias manifestações folclóricas, dentre elas o Boi da Floresta, que fez sua primeira apresentação em 12 de março de 1972. “Hoje [ontem], é um dos dias mais felizes de minha vida, pois a brincadeira que tanto amo, o bumba meu boi, recebe esta homenagem que serve para a memória de tantos outros, como eu, Coxinho e João Câncio”, afirmou emocionado.
Após a entrega dos certificados, o bumba meu boi de Axixá, da Fé em Deus e Unidos de Santa Fé se apresentaram. Presente na solenidade, o presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, reforçou a importância da cultura e do reconhecimento imaterial como forma de identificação da sociedade. “É preciso ressaltar que qualquer reconhecimento dessa magnitude, como esse feito aqui no Maranhão, com o bumba meu boi, faz com que o estado seja identificado por essa brincadeira”, disse o presidente do Iphan.

Nenhum comentário: