quarta-feira, 11 de julho de 2012

OGX inicia completação de poços produtores no Maranhão




Rio de Janeiro, 10 de julho de 2012 - A OGX e a MPX, em parceria com a Petra Energia, iniciaram este mês a etapa de completação dos poços de produção do campo de Gavião Real, na Bacia do Parnaíba, tendo em vista o início da produção de gás natural, previsto para o segundo semestre deste ano. As companhias são pioneiras no desenvolvimento de um projeto de produção de gás natural integrado à geração de energia elétrica na região.
A etapa de completação envolve um conjunto de operações que são realizadas após a perfuração dos poços com o objetivo de equipá-los para a produção. Até o momento, já foram perfurados 11 dos 16 poços que entrarão em atividade já este ano. A completação está sendo realizada pela sonda Tuscany 106, contratada para operar exclusivamente na região. As atividades das empresas no Maranhão passam a contar com um total de quatro sondas, sendo três unidades para perfuração de poços e uma para completação. Uma quinta unidade também é esperada para os próximos meses.
Em paralelo, as companhias seguem com a construção da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e de duas fases da Usina Termelétrica (UTE) Parnaíba, com capacidade instalada de 1.193 megawatts, ambas localizadas no município de Santo Antônio dos Lopes. A capacidade total licenciada da usina chega a 3.722 MW.
O gás produzido nos campos da região será destinado à UTE Parnaíba para geração de energia elétrica. A produção poderá chegar a 6 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, volume capaz de aumentar em 40% a produção atual de gás em terra no Brasil.
A OGX e a MPX possuem oito blocos exploratórios na Bacia do Parnaíba, com área total superior a 24.500 km². As atividades de perfuração na região foram iniciadas em 2010.
SOBRE A OGX
A OGX é a empresa de exploração e produção de óleo e gás natural do Grupo EBX, que atua há mais de 30 anos nos setores de infraestrutura e recursos naturais. A companhia tem forte atuação na Bacia de Campos e em janeiro de 2012 iniciou a produção de petróleo nesta bacia. Para mais informações visite o site www.ogx.com.br.
SOBRE A MPX
A MPX, parte do Grupo EBX, é uma empresa diversificada de energia com negócios complementares em geração elétrica e exploração e produção de gás natural na América do Sul. A Companhia tem um amplo portfólio de empreendimentos de geração térmica, que excede 14 GW de capacidade e a posiciona estrategicamente para se tornar uma geradora privada líder. As usinas de geração da MPX serão também as principais consumidoras do gás natural produzido nos blocos terrestres da Companhia, que tem recursos riscados estimados em mais de 11 Tcf.
SOBRE A PETRA ENERGIAA Petra Energia, empresa 100% brasileira pertencente ao grupo econômico STR Projetos e Participações Recursos Naturais S.A., estabelece posicionamentos estratégicos em bacias sedimentares de nova fronteira com alto potencial de petróleo e gás natural. A Petra é detentora de concessões em 32 blocos terrestres em 3 bacias sedimentares brasileiras: São Francisco (24), Amazonas (1) e Parnaíba, onde tem participação de 30% em sete blocos e de 30% na produção de gás e geração de energia na UTE Parnaíba, em parceria com a OGX/MPX.
Descrição: cid:image003.jpg@01CD47B7.2060E260

Nenhum comentário: