Projeto foi discutido ontem pelo
secretário de Desenvolvimento Indústria e Comércio, Maurício Macedo com
empresários espanhóis.
O secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio (Sedinc), Maurício Macedo, reuniu-se ontem com empresários espanhóis
para discutir a implantação de distritos industriais privados próximo a áreas
portuárias em São Luís e Bacabeira.
Um dos projetos em discussão é a implantação de um
condomínio industrial privado em São Luís, próximo ao Porto do Itaqui, que
deverá ter conexão com ferrovias (Estrada de Ferro Carajás / Ferrovia
Norte-Sul), rodovias e com o porto. De acordo com a proposta em discussão, o
condomínio será dotado de modernos galpões, pátio de estacionamento e serviços
intermediários como restaurantes, lanchonetes, oficinas e outros.
Os condomínios industriais privados são uma forma de
aumentar o desenvolvimento econômico do estado por meio da instalação de
infraestrutura com boa localização e interligação com modais de transportes -
portos, ferrovias e rodovias - para abrigar os empreendimentos. Os condomínios
são dotados de galpões para indústrias com modernas estruturas de gestão e
distribuição de produtos.
Participaram da reunião o diretor da L&F
Empreendimentos Sustentáveis, David Lorente; o diretor da Llonch Associts,
Esteve Llonch Calafel; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico da
Sedinc, David Braga Fernandes; o presidente da Empresa Maranhense de
Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati; o diretor de Planejamento e
Desenvolvimento, Daniel Vinent; e o superintendente de Atração da Sedinc,
Ubirantan Pinto da Silva.
O secretário Maurício Macedo explicou que a Sedinc
está incentivando a implantação desse tipo de condomínio industrial no estado,
visando atender a demanda crescente da economia maranhense, por meio de
alternativas de logísticas e de infraestrutura. "Os condomínios industriais,
além de atender esta necessidade das empresas, têm um grande potencial de atrair
mais empreendimentos e de gerar empregos", observou o secretário Maurício
Macedo.
Ao ressaltar as vantagens dos condomínios industriais
privados próximo à área portuária, o diretor da L&F, Dvid LLorente, destacou
a funcionalidade e facilidades logísticas para as empresas instaladas. "Do ponto
de vista estratégico, os portos que possuem zonas de atividades logísticas
[condomínios industriais] têm vantagens competitivas em relação a outros portos
que não se integram e permanecem independentes e indiferentes à cadeia de
produção, transporte e distribuição.
O executivo destacou as razões que estimulam a empresa
a investir no estado. "Nós acreditamos no Maranhão, que é um estado rico em
recursos naturais, energia e um porto estratégico que é vital para a sua
economia. O condomínio industrial é um investimento importante que vai atender à
demanda futura de um estado que está em crescimento", ressaltou David
Llorente.
Expansão - Nos próximos 20 anos, deverão ser
investidos R$ 6,5 bilhões na ampliação da infraestrutura operacional do
terminal, o que elevará sua atual capacidade de movimentação de 14 milhões de
toneladas/ano de cargas para 150 milhões de toneladas/ano, um incremento
superior a 1.000%. Serão construídos mais 16 berços no sentido sul.
Um dos novos atracadouros, o píer 100, será entregue
neste mês para movimentação de carga geral, como também celulose e pellets. Em
2019, atenderá também às operações da segunda fase do Terminal de Grãos do
Maranhão (Tegram).
Outro berço importante e estratégico é o 108, prestes
a ter as obras iniciadas, que incrementará em 40% as operações de granéis
líquidos no Itaqui, segundo maior entreposto de derivados de petróleo do
Norte/Nordeste, com movimentação anual de 7 milhões de toneladas. Está prevista
ainda a construção de mais dois píeres petroleiros (110 e 109) na Ilha de
Guarapirá, também destinado a atender carregamentos de granéis líquidos.
Em 2016, A Emap pretende implantar ainda os berços 99
e 98 para operação de carga geral e granéis e em seguida o píer 97. Ainda como
parte do projeto de expansão do Itaqui, está prevista a construção dos berços
96, 95 e 94 para atender o Terminal de Contêiner (Tecon).
Mais
Condomínios industriais portuários são uma tendência
no setor de logística. No litoral do Rio de Janeiro, o grupo EBX está
construindo o superporto do Açu. No Nordeste, há dois empreendimentos de grande
porte: os complexos de Suape (PE) e de Pecém (CE). Há também o Porto Sul (BA),
em fase de implantação
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