Empresa projeta construir 10 novos atracadouros e um terminal para movimentação de contêineres.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora
do Porto do Itaqui, apresenta na feira Intermodal South América, em São Paulo,
que teve início ontem e vai até amanhã, os projetos em execução e outros já
planejados que ajudarão o porto maranhense a entrar na lista dos 10 mais
importantes do mundo. Para os próximos 20 anos, estudos mostram o potencial de
crescimento e construção de berços com a estimativa de passar das atuais 14
milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2011 para 150 milhões em 2031.
Além das obras que permitirão a expansão física do Itaqui, o crescimento
ambiental sustentável foi minimamente pensado.
"O Porto do Itaqui tem localização estratégica que permite
viagens mais curtas para vários portos do mundo, dispõe de um eficiente sistema
multimodal que representa menor custo logístico e águas profundas que nos
permitem receber navios de grande calado. No entanto, todas essas vantagens
competitivas estão sendo alinhadas a uma expansão física comprometida com o
social, o cultural, a educação, a pesquisa científica e o meio ambiente",
ressaltou Luiz Fossati, presidente da Emap.
No plano de negócios da Emap, os novos berços foram desenhados
para atender à crescente demanda por cargas de projeto, granéis líquidos,
granéis sólidos de origem florestal e carga geral, além de contêiner. Em maio
deste ano, será entregue o berço 100. Inicialmente, o píer será utilizado para
movimentação de carga geral. O atracadouro também servirá para operações com
grãos na segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), prevista para
2019, quando a movimentação total deverá atingir 10 milhões de toneladas/ano.
Para a primeira fase do Tegram, que entra em operação no fim de 2013, será usado
o berço 103, já existente.
Além do berço 100, há também em andamento o projeto de
construção do berço 108, previsto para entrar em operação no fim deste ano. A
obra, que será iniciada nos próximos dias, possibilitará o aumento em 40% das
operações com granéis líquidos. Atualmente, o Itaqui movimenta quase 7 milhões
de toneladas de derivados de petróleo por ano, sendo o segundo maior entreposto
do Norte-Nordeste.
Infraestrutura - Além dos dois novos atracadouros, já está em
desenvolvimento estudo para implantação do Terminal de Contêineres do Maranhão
(Tecon), que terá capacidade de operar até 230 mil contêineres/ano. No ano
passado, quando foi criada uma linha regular de contêineres, o Itaqui operou 10
mil contêineres com ferro níquel e carga geral. A viabilidade de operar também
contêineres refrigerados, com carga do Maranhão e de outras regiões do país, já
foi comprovada. O Tecom terá três berços (96, 95 e 94), será interligado ao
Distrito Industrial por uma ponte e contará com pátio de contêiner em terra e
acesso rodoferroviário.
Em 2016, os berços 99 e 98 deverão ser implantados para operação
de granéis e carga geral. Complementando a expansão do Itaqui no sentido sul,
será construído ainda o berço de número 97. Na Ilha de Guarapirá (110 e 109),
serão construídos mais dois berços para atracação de navios petroleiros, o que
tornará o porto maranhense referência nacional na movimentação de granéis
líquidos.
Todas as obras estão alinhadas à questão ambiental. Desse ponto
de vista, o Porto do Itaqui já tem uma das melhores performances do país, como
atestou a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) por meio do Índice
de Qualidade da Gestão Ambiental. O porto maranhense também está entre os cinco
do Brasil a ter todas as licenças de operação ambiental, assim como as demais
licenças necessárias à implantação de grandes projetos.
Mais
Este ano, a Emap fará uma homenagem aos 400 anos de São Luís
durante a Intermodal. No estande da empresa, os visitantes poderão fazer um
passeio virtual pelo Itaqui e pelos principais pontos turísticos da cidade. Esta
é a primeira vez que São Luís será apresentada ao grande público por meio de
imagens em 360 graus. Quatrocentos dos 30 mil visitantes esperados nos três dias
de feira terão a chance de fazer uma fotografia em frente a uma imagem em
perspectiva da Rua Portugal, no Centro Histórico, como se estivessem em São
Luís.
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