sexta-feira, 20 de abril de 2012

Chiquinho Escorcio se mexe por Imperatriz mas não levanta uma palha pelo caos instalado no aeroporto de São Luís






TAM mantém suspensão de voos em Imperatriz

Anderson Corrêa
Da equipe de O Estado


Assim como todo o grupo Sarney, Chiquinho Escorcio prefere fazer média com o povo de Imperatriz do que se preocupar com problemas realmente sérios. 
Por que Chiquinho, Roseana e o próprio Sarney estão tão empenhados em pressionar a TAM por conta um simples cancelamento de voos em Imperatriz nunca se manifestaram em defesa do aeroporto da capital? 

Apesar da insatisfação dos usuários do Aeroporto Renato Moreira Cortez, em Imperatriz, a Transporte Aéreo Marília (TAM) manterá a suspensão de operações dos voos JJ 3528 (Brasília-Imperatriz-São Luís) e JJ 3529 (São Luís-Imperatriz-Brasília), prevista para o dia 7 de maio deste ano. Em nota, a empresa informou que a suspensão atende às necessidades de revisão de malha viária, sendo esse um ajuste pontual, reflexo da constante análise da eficiência das rotas em operação.
Ainda segundo a TAM, a população imperatrizense continuará sendo atendida diariamente pelo voo 3572, que decola de Brasília às 21h08 e chega a Imperatriz às 23h10, partindo da cidade da Região Tocantina às 23h40, com chegada a São Luís à 0h35. No sentido inverso, há o voo 3573, também com operação diária, que parte da capital maranhense às 5h50 e chega a Imperatriz às 6h45, partindo do município às 7h25 e chegando a Brasília às 9h18.
A empresa informou ainda que não estão mais sendo comercializados bilhetes dos voos JJ 3528 e JJ 3529. Os clientes que já tinham bilhetes adquiridos poderão optar pela reacomodação nos voos que foram mantidos, nos de companhias congêneres ou pelo reembolso integral da passagem.
Mobilização - Em virtude desta situação, algumas entidades e parlamentares estão se mobilizando para impedir que os voos sejam suspensos. O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) viajou na quarta-feira com o vice-presidente da República, Michel Temer, e comunicou sobre a decisão da companhia aérea. “Conversei com ele e Temer disse que falaria com o presidente da TAM para tomar algumas providências que não prejudicassem a população local”, afirmou.
Escórcio afirmou ainda que manteve contato com os ministros de Turismo e de Minas e Energia para que interferissem na medida tomada pela companhia aérea. Segundo ele, ambos acreditam que a suspensão é uma atitude violenta para com a região e prometeram também conversar com a TAM para estudar melhor o caso.
Para o peemdebista, a suspensão dos dois voos será um desastre para a economia local. “Na verdade, não precisamos que retirem os voos, mas sim que criem mais opções, pois estamos vivendo um momento de grande desenvolvimento econômico da região, que cresce mais do que o PIB [Produto Interno Bruto] nacional”, finalizou.
Audiência pública - Foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara, requerimento do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) que solicita a realização de audiência pública, em caráter de urgência, para debater o anúncio intempestivo da TAM linhas aéreas sobre a suspensão dos voos 3528, que faz o trecho Brasília/Imperatriz/São Luís e 3529, São Luís/Imperatriz/Brasília, respectivamente, a partir do dia 7 de maio.
Segundo Mendes, a matéria é urgente, tendo em vista que a suspensão dos voos 3528 e 3529 da TAM acarretará sérios prejuízos à população, inclusive àqueles que já tinham adquirido os bilhetes.
A audiência pública acontecerá no dia 3 de maio, às 10h, no plenário da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Mais

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o fluxo de passageiros no Aeroporto Renato Moreira Cortez, em Imperatriz, é crescente. Em 2011, movimentou quase 270 mil passageiros em 8.470 aeronaves que transitaram no terminal. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o aeroporto recebeu 43.946 passageiros.

Nenhum comentário: