A mom with her Kangaroo Care baby at the University Hospital of Federal Maranhão, in Brazil.
O projeto Método Canguru é desenvolvido pelo Hospital Universitário.
O
método traz diversas vantagens tanto para a mãe quanto para a
criança.
O projeto desenvolvido pelo Hospital Universitário
da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) ganhou destaque na última
segunda-feira (19), no site internacional da Fundação filantrópica de Bill Gates
e Melinda Gates.
O texto escrito por Gary Darmstadt, intitulado Kangaroo Care Champion in Brazil (Canguru campeão no Brasil) destaca o país como pioneiro em uma estratégia que visa melhorar a saúde materna e neonatal (recém-nascido), ressaltando o Hospital Universitário da Ufma, por ser referência no que diz respeito a esse método e, também, todos os benefícios tanto para o bebê quanto para seus familiares e descreve como é desenvolvido o projeto.
Método Canguru
O Método Canguru é uma forma de contato pele a pele entre a mãe e o bebê
prematuro. A criança, vestindo apenas uma fralda, é colocada em contato com o
corpo da mãe na posição vertical, durante o tempo que ambos entenderem ser
prazeroso e suficiente. Para firmar a criança de uma maneira confortável contra
o peito materno, é colocada uma faixa imitando a bolsa do animal.O texto escrito por Gary Darmstadt, intitulado Kangaroo Care Champion in Brazil (Canguru campeão no Brasil) destaca o país como pioneiro em uma estratégia que visa melhorar a saúde materna e neonatal (recém-nascido), ressaltando o Hospital Universitário da Ufma, por ser referência no que diz respeito a esse método e, também, todos os benefícios tanto para o bebê quanto para seus familiares e descreve como é desenvolvido o projeto.
Método Canguru
O projeto teve início no ano de 1997, na Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário. A unidade foi um dos primeiros centros de referência e capacitação no Brasil para a aplicação do Método Canguru, responsável por repassá-lo por meio de cursos com 40 horas, para grupos de profissionais de diferentes unidades hospitalares do país.
O método traz diversas vantagens não só para a criança como também para a mãe, tais como: um maior vínculo afetivo, menor tempo de internação e riscos de infecção hospitalar, aumento da estimulação sensorial e do aleitamento materno, e garante também mais segurança aos pais na hora do manuseio do bebê.
O Projeto é coordenado pela Profa.Dra. Zeni
Carvalho Lamy, professora da UFMA, médica do HU e consultora do Ministério da
Saúde na área do Método Canguru.
Confira a íntegra a máteria.
Confira a íntegra a máteria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário