sexta-feira, 30 de março de 2012

Programas ambientais do Porto do Itaqui aumentam a qualidade dos serviços


A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) informou ontem que o Porto do Itaqui acaba de aprimorar dois dos quatro indicadores globais (econômico-operacionais e sociológico-culturais) avaliados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na composição do Índice de Qualidade de Gestão Ambiental no qual o porto maranhense ocupa a quinta posição. A Emap lançou oficialmente os programas Consumo Consciente e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. As ações envolvem funcionários e deverão se estender às comunidades do entorno e às empresas que atuam no porto.
O Programa Consumo Consciente, de educação ambiental, contempla ações de reciclagem e incentivo ao uso consciente dos recursos naturais. Além dos funcionários, as demais etapas do projeto incluem comunidades da área Itaqui-Bacanga e empresas da área portuária.
"Estar entre os 10 portos mais importantes do mundo requer respeito ao homem e ao meio ambiente. É preciso disseminarmos a cultura da preservação ambiental e dos nossos valores para uma expansão saudável das nossas atividades", ressaltou Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap.
O crescimento sustentável a que ele se refere está relacionado à meta desafiadora da Emap em, no horizonte de 20 anos, promover o crescimento da movimentação de cargas, que deverá passar dos atuais 14 milhões/toneladas/ano para 150 milhões em 2031.

Mais


De 29 portos públicos submetidos aos critérios de Qualidade de Gestão Ambiental da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), o Itaqui destacou-se em 5º lugar do país. A análise, que pela primeira vez foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), adotou rigorosos critérios de avaliação: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos. Ações de educação ambiental e gerenciamento de resíduos, respectivamente, estão descritas nos dois primeiros indicadores globais. Outras ações que visam uma gestão integrada e virtualização dos trâmites de processos e documentos estão sendo implantadas e irão ajudar o Itaqui a consolidar o Projeto Porto Sem Papel (PSP), da Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República.

Nenhum comentário: