quarta-feira, 28 de março de 2012

Prefeitura está instalando abrigos padronizados nas paradas de ônibus da capital



O programa prevê a implantação inicial de 100 novos abrigos dos 400 que serão instalados até o final do ano (Honório Moreira/OIMP/D.A Press)
O programa prevê a implantação inicial de 100 novos abrigos dos 400 que serão instalados até o final do ano
O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, lançaram, na manhã de ontem, o programa de implantação de abrigos padronizados nas paradas de ônibus da capital maranhense. O lançamento ocorreu durante uma rápida cerimônia realizada no abrigo instalado em frente ao Jardim dos Faraós, na Avenida dos Holandeses, no bairro do Olho d´Água.

A primeira etapa do programa, segundo o prefeito, possibilitará a implantação de 100 novos abrigos, de um total de 400 que deverão ser instalados até o fim do ano. "Estes novos abrigos são projetados, com um design moderno para beneficiar os usuários do transporte coletivo, quer nas horas de sol quer nas horas de chuva, tudo feito com a intenção de atender, da melhor forma possível, à nossa população", destacou João Castelo.

O secretário de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, frisou que os novos abrigos foram projetados com a preocupação de assegurar a acessibilidade da pessoa com deficiência. Além de rampas com acesso apropriado para cadeirantes e deficientes visuais, os novos abrigos - que têm 4 metros de comprimento e 2,40 de altura - possuem uma estrutura mais resistente, protegida contra corrosão, e com ferro galvanizado a fogo para evitar a depredação por parte de vândalos.
Segundo Clodomir Paz, dos 100 novos abrigos que deverão ser instalados até o fim do próximo mês de maio, 15 já foram implantados pela SMTT. A segunda etapa do programa, que prevê a implantação de mais 300 abrigos, já está com a licitação pública concluída.

De acordo com o secretário, o programa irá abranger 41 bairros e praticamente todas as grandes vias e áreas mais populosas da cidade, a exemplo da Cidade Operária, Cohatrac, Centro, Distrito Industrial, Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, Holandeses, Daniel de La Touche, Lourenço Vieira da Silva, área Itaqui-Bacanga e outras vias e bairros da cidade.

Melhorias nos terminais de integração

Clodomir Paz disse que, para a Prefeitura de São Luís, este programa é da maior importância. "É bom frisar que estes novos abrigos, além de um espaço reservado para cadeirante, têm pisos podotáteis, ou seja, possuem faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais". E anunciou melhorias para os terminais de integração do transporte coletivo. "Por determinação do prefeito João Castelo, estamos também trabalhando no projeto de reforma e melhoria das instalações físicas de todos os cinco terminais de integração de São Luís".

O coordenador da Associação do Lesado Medular do Maranhão, Antônio Nunes, que participou da cerimônia, manifestou agradecimentos ao prefeito João Castelo: "Fiquei satisfeito com o que está sendo feito nas paradas de ônibus. Esta é uma iniciativa louvável e tudo aquilo que for feito em favor das pessoas portadoras de deficiência é muito bem vindo", afirmou Nunes, que é cadeirante há mais de 25 anos. 

Um comentário:

Ivoneide disse...

Já não era sem tempo. Estive aí em São Luis semana passada e achei esses abrigos horrorosos. Aproveito a oportunidade para dizer que nas ultimas vezes que fui a S. Luis não percebi melhorias na cidade, principalmente na parte antiga.Vi muito lixo nas ruas, calçadas quebradas, grama crescida, etc... Em algumas partes da cidade temos a impressão de estar no interior do Maranhão e não na capital. Acho que por ser uma cidade turistica deveria estar sempre impecável, isso atrai o turista. Sou maranhense, moro em Belém mas vou sempre a S. Luis e espero da proxima vez encontrar a cidade mais bem cuidada. Obrigada. Ivoneide.