quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Beija-Flor não ganhou e São Luís ganhou o quê?




A Beija-Flor acertou ao mostrar uma São Luís lúgubre ao invés de uma São Luís festiva e alegre.

A Beija-Flor mostrou que a realidade atual do nosso povo não é diferente da do passado

Zeca Maranhão

Roseana não errou ao escolher a Beija-Flor para divulgar o Maranhão, o erro dela consiste em não ter preparado a casa para receber os visitantes que por ventura chegarão a São Luís atraídos pelas "belezas" mostradas na Marquês de Sapucaí. Pelo menos o turista não poderá reclamar que foi vítima de propaganda enganosa. Ele verá mesmo o cenário de horror que foi mostrado na avenida.
A decepção do turista começa na chegada ao descer no nosso vergonhoso aeroporto "Internacional" Cunha Machado e se deparar com o já internacionalmente famoso aerotenda que de internacional não tem nada, nem nunca teve, além do status para justificar os altos preços cobrados de taxa de embarque, porém voos regulares internacionais em São Luís só mesmo os que passam por cima da cidade na altitude de cruzeiro provenientes de Fortaleza ou Belém sem a menor intenção de descer aqui.

A partir daí segue uma sequência ininterrupta de decepões para o iludido turista.

A Casa do Maranhão, maior centro de divulgação do estado, encontra-se fechada e sem previsão para reabrir a pretexto de uma reforma, que segundo os funcionários, já está orçada faltando apenas a assinatura da nossa digníssima governadora autorizando o início da obra.
Ainda no Centro Histórico as decepções se intensificam com calçadas quebradas, prédios caindo aos pedaços pondo em risco a vida dos que se aventuram a visitar nosso maior tesouro turístico, paralelepídos soltos, banheiros químicos impossíveis de serem utilizados, já que ao abrir a porta de qualquer um deles a fedentina, as imundícies e as moscas impossibilitam qualquer ser humano de ousar fazer uso deles.
Decepcionado com tanto descaso com o Centro Histórico esse mesmo turista desiste e resolve conhecer a parte moderna de São Luís. Dirige-se às praias, sempre impróprias para banho, devido aos  altos índices de coliformes fecais e se por um acaso ele novamente  precisar utilizar os banheiros do principal cartão postal de São Luís, a Lagoa da Jansen, construída pela nossa governadora, encontrará ali a visão e o fedor do inferno, só que sem o Capeta que já se mandou de lá por não aguentar tanta falta de higiene e depredação de tão insalubre ambiente.

A despeito do que diz a oposição no Maranhão que tenta tirar proveito do fato da Beija-Flor não ter vencido este ano o carnaval carioca, Roseana acertou em cheio ao escolher a Beija-Flor de Nilópolis para homenagear os 400 anos de São Luis, já que desde que foi decidido, há quase um ano, que o enredo da Beija-Flor seria São Luís do Maranhão que a cidade vem saindo em todas as mídias no país e até no exterior. A divulgação da cidade não se resumiu ao momento do desfile e muito menos ao resutado se escola seria vencedora ou não. Melhor seria se esta divulgação correspondesse aos anseios dos turistas que tencionam conhecer a terra de tantos ludovicenses famosos.
Os desinformados alegam que o dinheiro que foi gasto, eu diria investido, com a Beija-Flor para divulgação de São Luís, seria melhor empregado na Saúde ou na Educação, o que eles não sabem, ou fingem não saber, é que o orçamento do estado é dividido em pastas e que o dinheiro da pasta do Turismo se não for gasto na divulgação do estado, jamais irá para outra pasta, seja da Saúde, Educação, Transporte ou qualquer outra. Se o dinheiro destinado ao turismo não for gasto com o investimento de divulgação do nosso estado ele simplesmente desaparecerá sem deixar rastro, mas ir pra Saúde ou Educação não irá mesmo. Não existe essa de tirar daqui para tapar buraco ali. O Turismo é tão importante para o estado quanto a Saúde, a Educação e o Transporte. Com a vantagem de que ele ainda gera renda e emprego para a população aumentando assim os investimentos nas outras áreas e beneficiando direta e indiretamente a todos.
Vale lembrar que nem Roseana, tampouco a Beija-Flor de Nilópolis, prometeram título. Todos sabem que o resultado das apurações independem de patrocinadores ou dirigentes de escola. Mesmo sem promessa de título São Luís já ganhou o título merecido de cidade turística mais desprezada do Brasil e esse título ninguém nos tomará tão cedo, pelo menos enquanto nossa capital continuar refém das picuínhas políticas entre os governos estadual e municipal, onde um não faz e não deixa o outro fazer.

Nenhum comentário: