domingo, 1 de janeiro de 2012

Começam as comemorações dos 400 anos de São Luís



Yane Botelho

Da equipe de O Estado


São Luís está em festa pela comemoração de seus quatro séculos. Com o início de 2012, começa a temporada de eventos que marcam a celebração dos 400 anos da cidade. Serão 366 dias de homenagens, com shows de artistas nacionais e internacionais, exposições, festivais, feiras, cursos e megaespetáculos. Como presente de aniversário, a capital maranhense ganha avenidas, monumentos, praças e uma ponte, construções que devem transformar a paisagem urbana e assinalar a passagem por mais um período.
As comemorações pelo aniversário da cidade não têm precedentes ao longo de sua história. Serão cerca de 600 projetos e eventos tradicionais e especiais organizados pelo Governo do Estado e Prefeitura. Há ainda festivais e espetáculos organizados por iniciativa de empresas e produtoras.
A largada para as comemorações ocorreu nesta madrugada, com o Réveillon - 400 anos. O Governo do Estado promoveu uma grande festa na orla da cidade, com shows e queima de fogos. Relógios gigantes instalados pela Prefeitura em três pontos da capital maranhense - cabeceira da Ponte José Sarney, Avenida Litorânea e Tirirical - iniciaram a contagem regressiva para o aniversário de São Luís, no dia 8 de setembro.
Monumentos - Marcos comemorativos celebrarão os 400 anos de São Luís. Monumentos serão erguidos para registrar a passagem e as festividades. Uma obra do artista Jesus Santos, com 31 metros de altura, será instalada, pelo Governo do Estado, na rotatória da Avenida Ana Jansen, no caminho da praia da Ponta d´Areia, para homenagear os povos que participaram da formação da cidade. Composta por três torres de concreto, que simbolizam o índio, o negro e o português, a escultura apresentará formas e nomes em alto e baixo relevo, com revestimento de cerâmica. A obra monumental também presta homenagem aos franceses. Na parte interna, estarão gravados nomes de personalidades que contribuíram para a história da cidade, passando por Daniel de La Touche e José Sarney, entre outros.
A Prefeitura instalará uma fonte d´água, com custo de aproximadamente R$ 2 milhões e um monumento aos 400 anos no Aterro do Bacanga, que também tem valor estimado em R$ 2 milhões. O local abrigará a Cápsula do Tempo, a ser fechada no dia 31 de dezembro, contendo documentos e registros históricos para a posteridade. O material deve ser aberto depois de 100 anos. De acordo com o coordenador do Programa São Luís 400 anos, Sofiane Labidi, a cápsula garantirá o registro desse momento histórico para o futuro."É um grande marco para São Luís. As gerações futuras terão a oportunidade de compartilhar a festa vivida agora", destacou.

Grandes obras celebrarão aniversário da cidade


Avenidas, pontes e espigão costeiro são alguns dos projetos comemorativos com intuito de melhorar a qualidade de vida
A celebração dos 400 anos de São Luís inclui obras de infraestrutura. São projetos comemorativos de construção de avenidas e pontes para resolver o problema dos congestionamentos no trânsito, melhorar a qualidade de vida da população e mudar o visual da cidade, deixando-a mais bonita e mais moderna. As novidades são motivo de orgulho para a população.
A Via Expressa está sendo construída pelo Governo do Estado como presente para os 400 anos de São Luís. Com nove quilômetros de extensão, será a primeira grande obra a ser entregue à população pelo aniversário da cidade. A primeira etapa, que liga a Avenida Carlos Cunha ao Recanto dos Vinhais, será inaugurada no dia 8 de setembro. A obra será totalmente concluída até 2013.
O projeto prevê a ligação da Avenida Colares Moreira - passando pela Carlos Cunha - à Daniel de La Touche, na altura do Ipase. A nova avenida terá cinco pontes e interligará os bairros Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que serão restauradas para a garantia de melhor fluxo de tráfego. A obra beneficiará mais de 20 bairros e deve atrair pelo menos 30% do total de veículos que hoje trafegam pela Avenida Jerônimo de Albuquerque, entre os elevados da Cohama e o do Trabalhador.
Outra grande obra em homenagem aos 400 anos da cidade é Avenida Quarto Centenário. Ela vai margear toda a área de intervenção do PAC Rio Anil (da Camboa à Alemanha). Com 3,8 quilômetros de extensão, terá duas pistas, cada uma com duas faixas de rolamento, passeio de pedestres e ciclovia. A obra tem início na interseção com a Avenida Camboa e o fim na interseção com a Avenida dos Franceses - há um trecho em aterro hidráulico e outro, de 1.090 metros, em elevado e pontes. O projeto do PAC Rio Anil prevê a construção de 2.720 apartamentos, 520 já foram entregues; os próximos serão os da Fé em Deus. A expectativa do governo é concluir todo o PAC Rio Anil, com o término da Avenida Quarto Centenário, até 2013.
Avenida - A Avenida Metropolitana deverá ter 26,5 quilômetros de extensão. Com início na BR-135 próximo ao Aeroporto de São Luís, a via interligará três de quatro municípios que compõem a Ilha - São Luís, São José de Ribamar e Raposa -, passando pelos bairros São Raimundo, Cidade Olímpica, Cidade Operária e Maiobão. A pista terá oito faixas de tráfego, com corredor exclusivo para ônibus (ida e volta). A via fará a interligação entre a MA-201 (Estrada de Ribamar) e as avenidas Beira Rio (Maioba) e Holandeses (Araçagi), com opção de corredor pela Raposa. O prazo de entrega é de três anos.
A obra de urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d´Areia será entregue à população este ano, em homenagem à beleza da cidade. A estrutura erguida para conter a força da maré que provoca erosão na orla vai se consolidar como espaço de convivência e lazer. Em vista do uso para passeio e pescaria, o quebra-mar de 572 metros de extensão receberá pavimentação e outras estruturas de apoio ao lazer. Visitantes terão a possibilidade de "adentrar" o mar para sentir o vento fresco batendo no rosto e contemplar a vista inigualável com mais segurança.

Mas cadê a MEGA PONTE, ROSEANA?

São Luís 400 anos


366 dias de homenagem
600 eventos culturais, shows, mo-numentos e inaugurações

Nenhum comentário: