300 eventos culturais e científicos serão realizados este ano na cidade
Entre os espetáculos tradicionais, o Carnaval e o São João serão os mais representativos.
O calendário comemorativo pelos 400 anos de São Luís organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura inclui cerca de 300 eventos culturais e científicos, como festas, shows, exposições, encontros e concursos. Entre os espetáculos tradicionais, o Carnaval e o São João serão os mais representativos, além das comemorações do dia 8 de setembro, data do aniversário da cidade.
O Carnaval será marcado com mais homenagens à cidade. Escolas de samba da capital pretendem levar aos desfiles enredos que retratam a história e a cultura de São Luís. Até no Rio de Janeiro, o desfile da escola de samba Beija-Flor, uma das mais tradicionais do Carnaval carioca, tem como inspiração os 400 anos da capital maranhense. De acordo com o secretário de Estado de Comunicação, Sérgio Macedo, o desfile da Beija-Flor será um dos veículos de maior divulgação turística sobre o Maranhão e São Luís. "É um espetáculo assistido por milhões de pessoas. Por meio dessa festa, muitos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais de nossa terra", declarou.
Programação - O Governo do Estado pretende divulgar na segunda quinzena deste mês a programação completa em homenagem à cidade. Megaespetáculos estão sendo preparados para o dia 8 de setembro. Para abrigar as festividades, será construída a Praça 400 anos, no Aterro do Bacanga.
Integram a programação dos 400 anos desenvolvida pela Prefeitura 77 programas culturais. Além da Big Fest, que será realizada no dia 8 de setembro com a participação de artistas nacionais, serão realizados concursos artísticos e musicais que movimentarão a cidade. O concurso "96 horas de pintura contemporânea" convidará artistas a retratarem a cidade de São Luís.
São Luís sediará este ano o maior evento científico da América Latina e Caribe, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro ocorre na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com expectativa de público de 25 mil visitantes.
Aliança Francesa e IGHM - Uma exposição retratando personalidades e imagens históricas que compõem a história de São Luís será realizada este ano. São quadros e documentos que mostram um pouco da invasão francesa no Maranhão. O evento, coordenado pelo turismólogo Antonio Noberto, é uma parceria da Aliança Francesa e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Serão mostrados retratos de figuras importantes que participaram e organizaram a expedição francesa enviada ao Brasil para fundar a França Equinocial.
No ano dos 400 anos, São Luís foi escolhida para sediar um dos maiores festivais de metal já realizados no Brasil. O Metal Open Air traz as bandas Anthrax, com a volta de Joey Belladonna, Blind Guardian e Grave Digger, Destruction e Krisiun na escalação. A abertura está prevista para 20 de abril, no Parque Independência, local com capacidade para receber até 80 mil pessoas. Serão três dias de festival. Dois grandes palcos serão montados. Passarão pelo evento 40 das mais importantes bandas nacionais e internacionais do heavy metal. Os ingressos já estão à venda por meio do site Ticket Brasil. O festival é organizado pela Negri Concerts e a CK Concert, da Alemanha, em parceria com a Lamparina Produções.
Eventos
Aproximadamente 300 eventos culturais como festas, shows, exposições e concursos integram a programação dos 400 anos
Publicidade
6 peças de publicidade prepara-das para os 400 anos de São Luís já estão preparadas para circular em canais nacionais e internacionais de televisão
Voos diretos internacionais
Voos diretos; com a reabertura do Saguão de Passageiros do Aeroporto Marechal Cunha Machado, a partir do segundo trimestre deste ano, serão iniciados os serviços de voo direto de São Luís a Portugal e a Milão (Itália). As companhias aéreas Blue Panorama Airline e Puma Air ficarão encarregadas pelo transporte de passageiros.
Pacto pelo Centro Histórico
No dia 20 de janeiro, os governos Federal e Estadual e a administração municipal deverão assinar o Pacto de Preservação do Centro Histórico. As três esferas administrativas se comprometerão a não mais retirar dos casarões sedes de órgãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário