quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Petrobras investe R$ 50 mi para explorar a Bacia de Barreirinhas


Sonda contratada pela estatal realiza atividade na área desde o dia 30 de novembro



A Petrobras está investindo cerca de R$ 50 milhões em campanha exploratória em busca de petróleo e gás natural na Bacia de Barreirinhas. A empresa está com uma sonda em atividade desde o dia 30 de novembro perfurando o poço Alcântara (1-BRSA-1015-MAS), no bloco marítimo BM-BAR-1, em águas profundas.
De acordo com informações da Petrobras, a atividade de perfuração é realizada pela sonda semissubmersível SS-75 - Ocean Courage, com capacidade de perfurar em até 3.000 metros de lâmina d'água e atingir profundidade de 12.000 metros.
A profundidade final do poço Alcântara dependerá dos resultados obtidos ao longo da perfuração, cuja previsão atual de duração da atividade exploratória na bacia é de cerca de três meses.
A campanha exploratória na Bacia de Barreirinhas reúne diretamente 254 profissionais, dos quais 204 estão embarcados na sonda Ocean Courage ou nos quatro barcos de apoio. Outras 50 pessoas desenvolvem atividades em uma base terrestre, administrando materiais e logística.
Segundo a Petrobras, toda a logística de apoio oferecida pela região, como escritórios, meios de hospedagem, alimentação, serviços médicos, transporte, entre outras atividades, está sendo aproveitada pela empresa.
Com essa nova campanha, a Petrobras retoma as atividades exploratórias na Bacia de Barreirinhas, interrompidas por dois anos, após perfurar poço no mesmo bloco (BM-BAR-1).
A Petrobras tem cinco blocos na Bacia de Barreirinhas, região que ocupa área de 46 mil km² e localiza-se na margem equatorial brasileira, tanto em terra quanto na porção marítima do Maranhão. A empresa já perfurou 120 poços exploratórios na bacia, sendo 97 em terra.
Em 1971, a Petrobras perfurou o primeiro poço em mar no Maranhão. Depois, diversos poços foram perfurados, também em águas rasas. Todos apresentaram indícios de óleo.

Nenhum comentário: