O Complexo Portuário de São Luís, que integra o Porto do Itaqui, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e o Porto da Alumar, num total de 11 atracadouros, recebeu 159 navios no mês de dezembro deste ano. Os dados são do sítio eletrônico da empresa de praticagem Pratimar.
De janeiro a agosto deste ano, o complexo portuário movimentou 82.697.941 toneladas (t) de cargas. O resultado é 13,26% maior do que o obtido no mesmo período de 2010, que registrou 73.010.147 t. Os dados são da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui.
O Porto do Itaqui, segundo os dados da Pratimar, foi o que mais recebeu embarcações em dezembro, com o registro de 59 operações. O berço 104, o mais movimentado do porto, recebeu 18 graneleiros, seguido pelos berços 106 e 102/Centro, com 14 operações cada. O atracadouro 103/Norte operou 11 navios.
De acordo com a Pratimar, o Terminal Portuário Ponta da Madeira movimentou 51 navios este mês. Do total, 18 navios foram operados no Pier III Sul e outros 15 no Pier I, os dois de maior movimentação. O Pier III Norte operou 13 navios e o Pier II trabalhou com cinco embarcações no período.
O porto da Alumar operou 32 navios em dezembro. Destes, 19 no Pier II e 13 no Pier I. No campo "outros portos", com destaque ao terminal pesqueiro, a Pratimar destaca a movimentação de 14 embarcações no período, o que completa a movimentação portuária de 159 navios.
Balanço - Até o mês de agosto, o complexo portuário de São Luís havia movimentado 82.697.941 toneladas (t) de cargas. O principal produto foi o minério de ferro, que registrou 60,4 milhões/t no período em referência, contra 55,6 milhões/t no mesmo intervalo do ano passado (diferença de 8,68%). Os embarques de minério de ferro correspondem a 73,13% da movimentação total do CPSL e são realizados no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), formado por três atracadouros de navios, denominados Píer I, Píer III/Norte e Píer III/Sul. A mineradora também utiliza em suas operações o berço 105 do Porto do Itaqui, também chamado de Píer II.
A bauxita ficou em segundo lugar na pauta portuária de São Luís, com 5,5 milhões/t, equivalente a 6,68% da movimentação do sistema portuário. No comparativo com o mesmo intervalo de 2010, que registrou 3,6 milhões/t, verifica-se um crescimento de 50,9%. A bauxita é produto de maior movimentação do Terminal da Alumar, com dois atracadouros de navios, localizado a 10 quilômetros ao sul do Porto do Itaqui.
A movimentação de derivados de petróleo no Porto do Itaqui ocupou o terceiro lugar na pauta de operações do CPSL, com 4,8 milhões/t, equivalente a 5,91% do resultado geral. No comparativo do resultado de janeiro a agosto de 2010, percebe-se pouca diferença (1,58%) em relação ao desempenho deste ano.
Fechando a lista dos produtos de maior movimentação do CPSL, o volume de embarques de pelotas (aglomerados de minério de ferro) chegou a 3,3 milhões/t nos oito primeiros meses deste ano, o que significa 4,1% do resultado geral. No comparativo com o mesmo intervalo de 2010, que registrou 2,5 milhões/t, verifica-se uma alta de 35,86%. Ressalte-se que, no ano passado, não foram registradas operações com pelotas em janeiro e em fevereiro. Os dados dos três últimos meses do ano em movimentação de cargas ainda serão divulgados.
Mais
Um dos navios operados no porto da Vale no período é o Vale Beijing, que apresentou problemas em um dos tanques de lastro e permanece fundeado na Baía de São Marcos por causa do risco de naufrágio. Na quarta-feira, uma operação para tentar fazer a remoção de óleo do navio fracassou e obriga a empresa Smit a programar uma nova investida.
Números
59 Navios operaram no Porto do Itaqui
51 Navios movimentaram o Terminal Portuário Ponta da Madeira
32 Navios foram registrados no Porto da Alumar
Nenhum comentário:
Postar um comentário