Secretários apresentaram a técnicos da Secretaria de AssuntosEstratégicos da Presidência da República programas que visam combater a pobreza extrema
Os secretários de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, e o de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, apresentaram ontem aos técnicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) os projetos do governo que estão sendo desenvolvidos nessas áreas. A reunião é uma continuidade do acordo de cooperação técnica assinado na segunda-feira (19) pela governadora Roseana Sarney e o ministro Wellington Moreira Franco, visando ao fornecimento de consultoria no combate à pobreza do Maranhão, além da implementação de um sistema operacional nas áreas de gestão e planejamento.
A reunião, que contou com participação das secretarias de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Igualdade Racial (Seir), Educação (Seduc) e Saúde (SES), foi coordenada pelo secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco, e pelo secretário de Ações Estratégicas da SAE/PR, Ricardo Paz de Barros.
“Esta exposição tem como objetivo detalhar quais os programas que estão em curso no estado e que visam combater a pobreza extrema para que nós possamos, com as sugestões, opiniões e números, elaborar novos projetos, pensar novos programas”, explicou Alberto Franco.
O próximo passo, segundo o secretário, é a visita dos técnicos do Governo Federal, juntos com servidores do Governo do Estado, ao interior do Maranhão para buscar mais informações sobre todas as regiões. A partir do conhecimento maior dos programas em execução no Maranhão, os técnicos do Governo Federal, ao lado dos técnicos do Governo do Estado, irão ver quais as melhores políticas disponíveis em âmbito federal e ver como elas podem ser adaptadas ao contexto do Maranhão e como as políticas atuais implementadas no Maranhão podem receber o apoio federal para serem mais efetivas. “Vamos ver a melhor maneira de organizar tudo isso no sentido de promover o crescimento da forma mais inclusiva possível”, contou Ricardo Paz.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) trabalha na erradicação da pobreza no estado com foco em três eixos: Inclusão Produtiva, Acesso a Serviços Públicos e Garantia de Renda. Entre os programas do governo apresentados pela secretaria estão o de qualificação profissional voltado para agricultores, quilombolas e comunidades indígenas; regularização fundiária em áreas quilombolas, Viva Água, Viva Luz, Viva Cidadão, Brasil Alfabetizado, Mulher Maranhense com Documento e o Bolsa Verde, entre outros.
Investimentos - O secretário Mauricio Macedo, durante sua apresentação mostrou aos técnicos os empreendimentos que estão sendo instalados ou estão em implantação no estado, que somam R$ 100 bilhões, para a definição de medidas, em colaboração com o governo, para que a população de baixa renda possa ser inserida em uma atividade produtiva.
“Este acordo, com certeza, vai melhorar o trabalho que o governo já vem fazendo nesta área, para obtenção de resultados positivos. Esse é um problema que exige o esforço de todos para alcançarmos as metas desejadas”, disse Mauricio Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário