terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Caema investe em obras de reforma e ampliação no MA


Companhia de Saneamento Ambiental está reformando e ampliando os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário do interior

As reformas e ampliações da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) nos diversos sistemas de abastecimento de água do estado estão mudando a realidade de centenas de maranhenses no interior do estado. As obras contribuem para melhorar a qualidade de vida de famílias que sofriam com a escassez da água.
Moradores dos municípios de Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Santa Luzia, Santa Rita e Riachão já comemoram os benefícios recebidos por meio da instalação de sistemas de esgotamento sanitário, como também ampliação e melhorias nos sistemas de abastecimento de água.
Em Itapecuru-Mirim, está sendo implantado o sistema de esgotamento sanitário, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), que compreende a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); instalação de 4 mil metros de rede coletora; construção de uma elevatória de esgoto e a de emissários de esgotos (2.500m de tubulação de 300mm), cuja função é conduzir os dejetos da elevatória para a estação de tratamento de esgoto.
Barreirinhas - Já em Barreirinhas, as obras do sistema de esgotamento sanitário já se encontram em fase de acabamento. São 14 mil metros de rede coletora; quatro elevatórias de esgotos; emissários de esgotos e uma estação de tratamento de esgoto já estão em fase de testes operacionais.
No município de Santa Luzia, foram perfurados mais quatro poços e instaladas as bombas que retiram água do poço para os reservatórios, sendo um com capacidade de 500 metros cúbicos, um de 200 metros cúbicos e outro de 800 metros cúbicos.
Para incrementar o abastecimento local, estão sendo revitalizados outros cinco poços já existentes, com a finalidade de manter a vazão e evitar o acúmulo de sujeiras, além da ampliação de 15 mil metros de rede de distribuição de água beneficiando cem por cento da cidade. Os poços de responsabilidade da Prefeitura serão desativados.
O sistema de abastecimento será beneficiado com reforma geral na Estação de Tratamento de água (ETA), com a troca das quatro bombas, sendo duas para a elevatória de água bruta e duas para a elevatória de água tratada. A iniciativa visa aumentar a vazão da água distribuída à população.
Santa Rita – Em Santa Rita, foi iniciada a reforma nos três reservatórios de água do município, acompanhada de impermeabilização, reboco, substituição do motor bomba para aumentar a vazão da água e outros serviços de manutenção para evitar possíveis vazamentos.
Segundo o superintendente de Obras do Interior, da Caema, Felipe Fernandes, o objetivo da companhia é distribuir água tratada e com qualidade.
“Além de distribuirmos água própria para o consumo humano, de acordo com o estabelecido na Portaria 518/04, do Ministério da Saúde, estamos também ampliando os sistemas em alguns municípios e implantando sistemas de esgotamento para beneficiar mais famílias”, destacou o superintendente.

Saiba mais


- A coleta, o tratamento e a disposição ambientalmente adequada do esgoto sanitário são fundamentais para a melhoria do quadro de saúde da população dos municípios.
- Vale destacar que os investimentos em saneamento têm um efeito direto na redução dos gastos públicos com serviços de saúde, segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Nenhum comentário: