domingo, 13 de novembro de 2011

Uniceuma será universidade

 


Por unanimidade, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o recredenciamento do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) como universidade, no dia 9 deste mês, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). A resolução deve ser homologada pelo próprio ministro da Educação, Fernando Hadad, até janeiro de 2012. Com a mudança de credenciamento, a Instituição de Ensino Superior (IES) será a primeira universidade particular do Estado.
Com o recredenciamento, o Uniceuma passará a se chamar Universidade Ceuma e poderá dar continuidade ao seu projeto pedagógico de ampliar a oferta de vagas no ensino superior no estado. "A transformação do Uniceuma em universidade é o reconhecimento da seriedade da instituição e a efetiva participação da mesma na melhoria do ensino superior no estado do Maranhão. Ao ser elevado ao nível de universidade, o Uniceuma ampliará consideralvelmente a sua capacidade de atender à demanda do estado, por meio da oferta de mais de 30 cursos de graduação, 33 cursos de especialização, dois programas de mestrado e dois doutorados", afirmou o reitor do Uniceuma, Marcos Barros.
O Uniceuma é uma IES fruto da experiência de 21 anos de ensino. Tem hoje 16.298 alunos matriculados. O último Censo da Educação Superior, realizado pelo MEC, aponta a instituição em 61º lugar no ranking nacional de alunos presenciais matriculados. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vem em seguida com 16.228 alunos matriculados na 63º posição no ranking nacional. A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) é a 96ª, com 11.729.
Com três campi - Renascença, Cohama, Anil e uma Unidade de Ensino a Distância (EaD) em Bacabal -, a instituição oferece mais de 30 cursos de graduação em bacharelado, licenciaturas e tecnólogos; bibliotecas com mais de 160 mil volumes e sistema de acesso integrado, que permite aos alunos efetuarem empréstimos de livros em qualquer um dos campi.
Graduados - Ao longo de duas décadas, a instituição graduou 22.311 profissionais nas áreas da saúde, humanas, licenciaturas e tecnológicas. E pós-graduou 1.123 profissionais nas áreas da saúde, tecnológicas, humanas e licenciaturas.
Nos últimos anos, houve a ampliação e melhoria dos laboratórios, que hoje somam 47 específicos para cursos e 12 multidisciplinares, além de cinco clínicas. Foi construído ainda um moderno auditório para a área da saúde, com 120 lugares.
O Uniceuma é a única instituição no estado a disponibilizar para os alunos da área da saúde o simulador de procedimentos, o Sim Man, adquirido recentemente pela instituição, no Centro de Simulação de Procedimentos Médicos, no Campus Renascença. O equipamento fabricado pela empresa norueguesa Laerdal é o que há de mais moderno no treinamento de profissionais da área de saúde. Só o boneco que faz parte do simulador custou a instituição cerca de R$ 500 mil.
A área de pesquisa do Uniceuma foi beneficiada por mais um Núcleo de Pesquisa em Informática, perfazendo assim seis Núcleos Temáticos: Núcleo de Doenças Parasitárias e Endêmica, Núcleo de Clínica Integrada, Núcleo de Educação e Cidadania, Núcleo de Violência e Cidadania, Núcleo de Estudos de Estado, Segurança Pública e Sociedade e Núcleo de Pesquisa em Informática.

Primeira particular de São Luís


O Uniceuma surgiu com o nome de Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), em março de 1989, com status de Associação Cultural e Educativa. Em 9 de abril do ano seguinte, foi ministrada a aula inaugural, no prédio onde funcionou o antigo Colégio Meng. A aula foi presidida pela senhora Ana Lúcia Chaves Fecury. Assim nasceu o primeiro empreendimento educacional de ensino superior particular do Maranhão.
Em novembro de 1991, foram constituídas as Faculdades Integradas do Ceuma (Ficeuma), resultante da unificação das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, Ciências Contábeis e Economia de São Luís e de Ciências Jurídicas e Administrativas de São Luís, constituindo um sistema integrado conforme Parecer do Conselho Federal de Educação (CFE) nº 106/91, de novembro de 1991.
Na época, a instituição oferecia os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Letras e Pedagogia. Em setembro de 2000, foi credenciado o Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) por transformação das Faculdades Integradas do Ceuma, por meio de Decreto Presidencial de 27 de setembro de 2000.

Requisitos


Para se tornar universidade, a instituição deve apresentar 33% dos professores com regime de trabalho em tempo integral.
Precisa ter pelo menos dois doutorados e quatro mestrados (para as novas universidades)
As instituições que já existem e pleiteiam o recredenciamento hoje devem ter um doutorado e três mestrados até 2013 e dois doutorados e quatro mestrados até 2016.

Nenhum comentário: