A fragata Independência (F-44), da Marinha do Brasil, atracou ontem no Porto do Itaqui, onde ficará até segunda-feira, como parte da operação Vigiar Atlântico 2011. O Maranhão é a antepenúltima escala do navio, que seguirá para Fortaleza e depois para o Rio de Janeiro, ponto de origem da operação, iniciada no dia 17 de outubro deste ano.
O navio atracou no berço 103 do Itaqui às 10 h. Este é o segundo ano em que a Marinha do Brasil realiza a operação Vigiar Atlântico, que visa percorrer o litoral Norte e Nordeste brasileiro em missão de patrulhamento. A F-44 saiu do Rio de Janeiro no mês passado em direção à cidade de Natal e logo depois para Belém, onde de fato tiveram início as atividades da operação, no dia 7 deste mês. A operação terminou quinta-feira (17), e a previsão de chegada da fragata ao seu ponto de partida é no dia 1° de dezembro.
Estratégia - De acordo com o comandante da fragata, o contra-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, as operações de patrulhamento abrangeram as águas jurisdicionais brasileiras entre o litoral do Amapá e Maranhão, atingindo uma área de aproximadamente 400 milhas por 200 milhas de profundidade, o que compreende também uma parcela significativa da chamada Amazônia Azul.
Para o capitão de mar e guerra Nelson Ricardo Calmon Bahia, responsável pela Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), a presença de um navio de guerra atracado no Itaqui representa acima de tudo o trabalho efetivo da Marinha brasileira. "É importante a presença de um navio de guerra como esse atracado no litoral maranhense porque mostra a atuação e o trabalho da Marinha do Brasil em todos os cantos do país", destacou.
Operação - A Vigiar Atlântico 2011 contou ainda com os navios-patrulha Bocaina (P-62) e Guanabara (P-48), e duas embarcações militares de fabricação britânica, que formaram o chamado Grupo-Tarefa 710.2. Ao fim da operação, será elaborado em relatório com todos os detalhes das atividades que foram desenvolvidas pela fragata.
Mais
A Fragata Independência tem mais de 30 anos de incorporação à Marinha do Brasil. O navio pesa 3,7 mil toneladas a plena carga e tem 129,2 metros de comprimento, 135,5 metros de largura e 5,5 metros de calado (medida que vai da linha d´água até o fundo do navio). A fragata navega a uma velocidade máxima de 30 nós (cerca de 57 km/h) e comporta uma tripulação de 230 homens. O navio de guerra é equipado ainda com mísseis MM-40 Exocet (antinavio), Aspide (antiaéreo), um canhão de 4,5 polegadas de alcance de 22 km/h, além de dois canhões antiaéreos de 40 mm, bem como lançadores de torpedos MK-46 e lançador de foguetes antissubmarino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário