quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Caema implantará redes coletoras de esgoto na Lagoa da Jansen


Tubulação recolherá esgoto e levará dejetos a quatro estações elevatórias, que bombearão até a estação do Jaracati



A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) implantará pelo menos 8 quilômetros de redes interceptoras nas margens da Lagoa da Jansen. A tubulação recolherá o esgoto e levará os dejetos a quatro estações elevatórias, que bombearão o material até a Estação de Tratamento de Esgoto do Jaracati. O projeto já foi licitado e aguarda homologação. As obras devem ser iniciadas em dezembro e concluídas em um ano. Trata-se de o passo mais importante no processo de despoluição total da área.
Toda essa engenharia custará R$ 7,2 milhões e livrará o espelho d'água do despejo das instalações sanitárias irregulares. São recursos derivados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saneamento, do Governo Federal.
Os interceptadores serão instalados nos principais córregos e redes clandestinas poluidoras. Um dos responsáveis pela elaboração do novo sistema, Pedro Afonso Costa Lima, técnico da Unidade Gerenciadora de Projetos Especiais da companhia, diz que o desafio para promover a descontaminação é combater as ligações clandestinas de rede sanitária em vilas, favelas e condomínios situados próximos aos afluentes. "Essas construções despejam ilegalmente o esgoto sem tratamento em córregos que são ligados à Lagoa", contou.
Descontaminação - Na manhã de segunda-feira, foi coletada a última amostra de água que vai compor o relatório final do projeto-piloto demonstrativo de descontaminação e eliminação de odores da Lagoa da Jansen, desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A nova aposta de descontaminação utiliza uma tecnologia biológica de concentração de micro-organismos eficientes (EM) para a recuperação ambiental. Associada à rede interceptadora, a técnica seria capaz de, em 14 meses, despoluir a lagoa e deixá-la em condições dignas para a prática de pesca e de esportes náuticos.
O projeto de descontaminação da Lagoa da Jansen envolve a Caema, a Secid e as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Infraestrutura (Sinfra) e Esportes e Lazer (Sedel). Participam, também, secretarias municipais. Durante a execução do programa de despoluição, será desenvolvida campanha educativa de conscientização ambiental para frequentadores e moradores vizinhos da Lagoa da Jansen.

Nenhum comentário: