domingo, 13 de novembro de 2011

Alunos de Engenharia Civil visitam obras da Avenida Quarto Centenário


Teve início ontem a série de visitas de estudantes de Engenharia Civil ao canteiro de obras da Avenida Quarto Centenário. Durante a primeira visitação à obra, realizada pelos alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), os estudantes puderam acompanhar várias etapas das obras que integram o PAC – Rio Anil. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) será estendido a várias universidades que oferecem o curso em São Luís.
Alunos de vários períodos do curso de Engenharia Civil da Uema participaram da primeira visita acadêmica às pontes que integram a Avenida Quarto Centenário. No primeiro encontro do projeto, os estudantes tiveram acesso à ponte 4 e ao elevado da via que está sendo construída.
O planejamento da obra e a responsabilidade social que envolve a construção da avenida foram alguns temas destacados pelos engenheiros da obra antes da visita ao canteiro. Durante o reconhecimento do pátio de obras, os alunos puderam conferir o processo de prontenção, no qual são afixados os cabos de aço que sustentam a estrutura.
Segundo o secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes, o objetivo das visitas é aproximar os futuros profissionais da prática da engenharia, bem como da dinâmica de expansão da cidade. “Além de dar uma aula, nós queremos despertar o desejo por mais conhecimento em quem também vai trabalhar com isso daqui a alguns anos”, afirmou.
Para a aluna do primeiro período, Gilcyvania Castro, iniciativas como essa simplificam o aprendizado da teoria vista em sala de aula. “Ver como as coisas acontecem acaba incentivando a gente a permanecer no curso e até a escolher uma especialização”, disse.
A complexidade da construção sob o terreno de lama também foi um dos assuntos mais comentados. Até o final do mês, turmas da Faculdade Pitágoras e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) também participarão do projeto de visitas.

Mais

A Avenida Quarto Centenário, que margeia o Rio Anil, terá 3,8 km de extensão. Ela será composta por um trecho construído em aterro hidráulico com 648 metros de elevado e 4 pontes.

Nenhum comentário: