quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Plano de Turismo do Maranhão é lançado em Congresso da Abav no RJ





Com o slogan “Maranhão Único”, o Plano Maior 2020 - Plano Estratégico de Turismo do Maranhão foi lançado, nesta quarta-feira (19), no Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), evento que acontece no Rio Centro Exhibition & Convention. Presentes os secretários de Estado de Turismo, Jura Filho; e de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo.

Durante o lançamento, foi apresentado pela consultora da empresa Chias Marketing, Patrícia Sevilha o processo de elaboração do documento, a nova logomarca do turismo do Maranhão, o vídeo promocional dos polos turísticos, além do website www.maranhaounico.com.br que oferecerá ao visitante novas possibilidades de interação. “Apresentamos hoje, aqui, o resultado do trabalho de 10 meses, onde traçamos o diagnóstico do turismo no estado para os próximos 10 anos, além de apresentarmos a nova logomarca ‘Maranhão Único’”, explicou.

Idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e executado pela consultoria Chias Marketing, o Plano Maior 2020 - Plano Estratégico de Turismo do Maranhão norteará as ações do estado. A partir da retomada do Plano, o Maranhão inicia um processo de recuperação de todo seu potencial turístico para, se consolidar como alternativa de desenvolvimento econômico do estado, gerando emprego e renda.

De acordo com o secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, o plano, agora oficialmente lançado, vai trabalhar uma macro ação de promoção, divulgação e incremento das regiões turísticas do estado. “Por determinação da governadora, Roseana Sarney, já iniciamos as ações previstas no plano. Na primeira etapa do Plano Maior 2020, estão previstos recursos de R$ 50 milhões para projetos de melhoria de urbanização e saneamento além de um vasto material promocional”, detalhou.



No plano constam informações sobre os 10 polos turísticos maranhenses e suas rotas, atrativos e sistemas de gestão, além de dados de infraestrutura. Os polos foram classificados por ordem de importância e divididos em três categorias: indutores (São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas), estratégicos e de desenvolvimento. Além disso, o Plano segmentou as localidades por temas: turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, negócios, turismo histórico e náutico.

Em âmbito internacional, o Plano, mapeou mercados emissores com maior potencial para o Maranhão e definiu estratégias de comunicação entre turistas e o trade. Até 2020, o Plano Maior 2020 estima que a atividade turística no estado cresça o mínimo de 10% e prevê a entrada de 2,6 milhões de turistas no Maranhão até 2014.

Maranhão, Único!

A campanha será divulgada em duas fases e para dois públicos distintos: o consumidor final e o trade turístico. A primeira etapa foi iniciada no Congresso da Abav e Feira das Américas com o lançamento do novo posicionamento turístico do Maranhão. Diversas ações na mídia nacional e internacional estão programadas até o final do ano.

Já a segunda fase da campanha, focando na promoção e oferta dos principais destinos maranhenses, tem início previsto para maio de 2012. O novo portal também integra as ações do turismo do Maranhão. O website www.maranhaounico.com.br vai oferecer ao visitante novas possibilidades de interação.

O portal traz folhetos dos destinos, mapa detalhado para os profissionais do setor de turismo e ambiente bilíngüe conectado às redes sociais. A previsão é que a partir de novembro, o novo portal entre em operação e com ele uma campanha publicitária online.

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