do Blog do Mário Carvalho
SÃO LUÍS - A Feira da Praia Grande agora é considerada "Bem Cultural Imaterial do Maranhão", cujo projeto de lei, de iniciativa do deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC/ foto), foi sancionado pela governadora Roseana Sarney (PMDB).
A nova lei, de n° 9.472, de 4 de outubro de 2011, resguarda o espaço, que adquire o status diferenciado em função do papel que desempenha na diversificação da oferta turística do centro histórico de São Luís.
A preservação e a visibilidade, bem como o reconhecimento do significado turístico-cultural da Feira, são fatores que justificam a decisão.
- O título de patrimônio imaterial à Feira da Praia Grande é devido e estamos muito satisfeitos com a sanção da lei. A feira é um ambiente que agrega valores culturais de São Luís, de identificação regional, e deve ter garantia de preservação, de cuidado, para que, no futuro, continue contando nossa história tão rica - disse o deputado Edivaldo Holanda.
A Feira da Praia Grande fica situada na antiga Casa das Tulhas, no antigo Largo do Comercio e surgiu no início do século XIX. Hoje, atrai para visitação turistas de todas as partes do mundo que passam pela capital maranhense.
Ela é uma das edificações visitadas do Centro Histórico revitalizado. Além do comércio de produtos típicos, a Feira é um ponto de encontro de turistas, populares e intelectuais de São Luís.
Localizada em frente ao Largo do Comércio, a Feira da Praia Grande (Casa das Tulhas) foi construída em 1820, e até hoje, ainda, comercializa frutas e bebidas regionais (como a tiquira), artesanato, doces, víveres, peixes e mariscos
Nenhum comentário:
Postar um comentário