terça-feira, 6 de setembro de 2011

Governo do estado inaugura mais leitos de UTI em Imperatriz



Prefeitura de Imperatriz inaugura mais leitos de UTI infantil no Socorrinho


Imperatriz – A solenidade de inauguração de novos leitos para o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (Socorrinho) foi concorrida.O evento foi realizado nas dependências da unidade de saúde.
Além do prefeito Sebastião Madeira e da secretária de Saúde, Conceição Madeira, prestigiaram o evento secretários, servidores do hospital, o deputado Federal Chiquinho Escórcio e vereadores.
O prefeito destacou a importância da instalação dos novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Socorrinho, referência em atendimento infantil de Imperatriz.
“Essa é uma grande necessidade, pois muitas vidas no passado deixaram ser salvas pela falta desse serviço em Imperatriz”, disse. Ele reconheceu o excelente trabalho realizado pelo Governo do Estado em relação ao pronto-atendimento neonatal por intermédio do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz. Mais de 50 leitos foram oferecidos à comunidade da Região Tocantina. “Esse número de leitos supera até mesmo a capital, São Luís”, disse o gestor.
Avanço - A rede pública, em Imperatriz, não oferecia UTI infantil, dispondo apenas de quatro leitos nos hospitais particulares, considerado insuficiente para atender à grande demanda da população imperatrizense.
“Eram oferecidos apenas atendimento adulto e neonatal, mas agora dispomos de UTI infantil”, destacou Madeira, ressaltando o empenho da governadora Roseana Sarney, do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e do Ministério da Saúde, que ajudaram o Município a montar sete leitos de UTI infantil.
“Esses leitos estão funcionando há um ano e três meses e nunca mais morreu uma criança por falta de UTI em Imperatriz”, garantiu o prefeito, acrescentando que pode ter morrido alguma criança devido à gravidade da doença, mas não por falta de leito na unidade.
Madeira esclareceu que o pronto-atendimento na UTI infantil estava funcionando em uma sala provisória (sala de recuperação do centro-cirúrgico) até que fosse preparado o novo espaço para ampliação da UTI adulto no Socorrão.
“Nós reformamos esse espaço, que agora passa a funcionar uma UTI infantil de última geração, com 10 leitos, podendo chegar a 12”, frisou.
Conceição Madeira disse na solenidade que Imperatriz inaugura a primeira UTI infantil do interior do Maranhão, que presta atendimento a crianças até 12 anos de idade. “Temos conseguido grandes avanços, pois, com a inauguração dessa UTI, passamos a ampliar o atendimento infantil em Imperatriz”, arrematou.
Pedido - Chiquinho Escórcio enfatizou que é necessário força e determinação para viabilizar ações em benefício da comunidade imperatrizense. “Tenho visto o prefeito Madeira fazer apelo não apenas a mim, mas a todos em São Luís e Brasília, no sentido de melhorar a saúde”, informou.
O deputado ressaltou que é necessário o debate sobre a saúde pública em Imperatriz, pois atende dezenas de municípios da região sudoeste do Maranhão, do norte do Tocantins e sul do Pará. “Imperatriz é sacrificada pelas indústrias das ambulâncias oriundas dos estados do Tocantins e Pará”, criticou.
O parlamentar prevê que o estado, em parceria com os governos Federal e municipal, deverá construir um hospital de alta complexidade em Imperatriz, para melhorar o atendimento à população da Região Tocantina.
“Nós relatamos ao ministro da Saúde sobre essa situação: a grande demanda do Bico do Papagaio, no estado do Tocantins”, disse Escórcio.
O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda (PSDB), também fez uso da palavra e reconheceu o esforço da Secretaria Municipal de Saúde para melhorar o sistema.

Mais


Em 2010 houve muita polêmica em Imperatriz por conta da falta de leitos de UTI. Somente no ano passado, mais de 30 crianças morreram em Imperatriz à espera de internação em UTI. O problema se estendeu e o Ministério Público em Imperatriz deu um ultimato à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e ao Município determinando a ampliação do número de UTIs neonatais e pediátricas na cidade.

Nenhum comentário: