sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bumba Meu Boi poderá receber também o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade


Unesco vai avaliar o bumba meu boi do Maranhão, diz Iphan


Unesco vai avaliar o bumba meu boi do Maranhão, diz Iphan

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Kátia Bogéa, disse ontem que a entidade vai pedir à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade ao bumba meu boi. O comunicado oficial ocorrerá no dia 27 de outubro, quando a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, vem ao Maranhão.
Três dias depois de receber o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, do Conselho Consultivo do Iphan, a superintendente do instituto no Maranhão, Kátia Bogéa, afirmou já estar sendo preparada a documentação para solicitar à Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. "No Brasil, somente o samba de roda detém este título. Tornar o bumba meu boi patrimônio da humanidade seria uma forma de dar ainda mais visibilidade para uma das maiores manifestações culturais do Maranhão", afirmou.
Ministra - Além de pleitear o título junto à Unesco, Kátia Bogéa também anunciou a vinda da ministra de Cultura, Ana de Hollanda, no dia 27 de outubro, para a entrega do registro. O Governo do Estado já planeja uma vasta programação cultural para a cerimônia.
Ontem, durante o Fórum bumba meu boi: Patrimônio Cultural do Brasil, pesquisadores, historiadores e representantes de todos os sotaques da brincadeira discutiram como será elaborada a comissão de salvaguarda. "Para a obtenção deste título, foram analisados pouco mais de 470 grupos em 74 municípios. A partir de agora, nós teremos que fazer um levantamento de quantos grupos existem em todo o estado e principalmente planejar as ações de manutenção do título", continuou a superintendente regional do Iphan.
Responsabilidade - O amo do Boi de Presidente Juscelino, sotaque de orquestra, Celso Reis reiterou a responsabilidade que tanto os brincantes quanto os espectadores passam a ter para a preservação da manifestação como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Ele considera a manutenção das raízes do boi como um dos principais aspectos a serem analisados pelo poder público, no momento de julgar e patrocinar as apresentações dos grupos.
"Nós temos que ser vigilantes e tomar cuidado para não perdemos nossa essência, pois já está se tornando bastante comum encontrar brincadeiras que se apresentam visando somente a questão financeira. Devemos aceitar as inovações impostas pelo tempo, mas saber diferenciar o que é modismo do que é propriamente inovação", frisou Reis.

Mais


Durante o fórum foi mostrada também toda a documentação apresentada para a obtenção do título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil ao Bumba meu Boi. Também foram realizadas mesas-redondas com representantes de todos os sotaques de boi e pesquisadores e historiadores do estado.

Nenhum comentário: