quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ribamar realizará parada gay domingo


Cerca de 80 mil pessoas são esperadas para a V Parada do Orgulho LGBT de São José de Ribamar. O evento acontecerá domingo (28), com concentração a partir das 14h, no Parque Municipal Folclórico Therezinha Jansen. No dia anterior, haverá o 5º Seminário LGBT, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo da cidade balneária e a pré-parada Special Pride, na boate Gatos e Sapatos, em São Luís.

Considerada a segunda maior parada dedicada o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) do Maranhão, o evento em Ribamar será animado pela Banda Vadie e os DJs Ramon e Alisson. A agitação na orla marítima é organizada pelo Grupo Solidário Lilás e está programada para ter início a partir da 14h.
Segundo Carlos Garcia, produtor da parada de São José de Ribamar e de São Luís – a maior do estado –, a cada ano o preconceito com os LGBT diminui. “A parada tem nos ajudado a mostrar que estamos aqui para construir uma cidadania e não para destruí-la. As pessoas têm cada vez mais entendido que ninguém pede para ser gay. Temos essa orientação de vida e queremos ser felizes”, explicou.
A parada de Ribamar está em sua 5ª edição, é aberta ao público em geral e este ano terá apoio da Prefeitura, Governo Federal e dos grupos Fique Sabendo, DST-Aids e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além do público do município, são esperadas caravanas do interior do estado para prestigiar o evento. No total, deverão se reunir no Parque Municipal Folclórico Therezinha Jansen - localizado na orla ribamarense - e áreas próximas cerca de 80 mil pessoas.
Para garantir a segurança do público, o esquema policial na cidade foi reforçado. Serão disponibilizados para a festa 80 policiais militares, 15 bombeiros, 30 guardas municipais e 25 seguranças privados. Haverá ainda ambulância de plantão para casos emergenciais.
O esquema de segurança na região também inclui blitz para impedir a entrada de pessoas armadas ou com garrafas de vidro. “É um dia de confraternização. Por isso, estamos garantindo a segurança do público”, disse Garcia. O evento servirá ainda para trabalhos de conscientização.
Por causa do grande fluxo de pessoas, o trânsito na área será alterado. A partir das 14h de domingo, as entradas para a orla marítima serão bloqueadas para veículos. Podem ultrapassar as barreiras somente os credenciados pela organização da parada.

Mais


Além de São Luís e São José de Ribamar, outros municípios maranhenses incorporaram no seu calendário anual a Parada do Orgulho LGBT. São eles: Bacabal, Caxias, Santa Inês, Paço do Lumiar, Vitória do Mearim, Itapecuru e Colinas. A mais antiga é a da capital, que este ano completou a sua 8ª edição.

Nenhum comentário: