terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pacientes começam a ser atendidos na UPA do Parque Vitória


Pacientes começam a ser atendidos na UPA do Parque Vitória


Kaysterly de Oliveira
Da equipe de O Estado

Um dia após ser inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória, em São José de Ribamar, recebeu ontem alguns pacientes para atendimento de urgência/emergência, em pediatria, clínica geral, exames laboratoriais e eletrocardiogramas. A UPA foi inaugurada segunda-feira, dia 29, pelo Governo do Estado. Até sexta-feira, dia 2, serão inauguradas outras cinco unidades de saúde em São Luís.
Na UPA do Parque Vitória, durante a tarde de ontem, o número de pacientes atendidos foi considerado pequeno. De acordo com o diretor-clínico da unidade, Antonio Tomaz Martins Moraes Junior, durante todo o dia o movimento foi tranquilo. A expectativa é de 300 a 400 atendimentos diários. "Estamos prontos, com todos os médicos na casa, para realizar o procedimento com as pessoas que porventura necessitarem de atendimento", disse o diretor-clínico.
Ainda segundo o diretor, a localização da UPA do Parque Vitória vai facilitar o atendimento tanto para a população de São José de Ribamar, quanto de São Luís. "Por enquanto, está bastante tranquilo, com poucos atendimentos. Assim que a população, principalmente a local, estiver ciente de que perto de sua casa há uma unidade hospitalar de qualidade, não vai procurar outro bairro em busca de saúde. Pelo contrário, pessoas de outros bairros poderão vir aqui", disse.
Em São Luís, a pescadora Maria Lisiane Pereira, de Urbano Santos, para cuidar da saúde, encontrou há três semanas cadeiras vazias na recepção da UPA do Parque Vitória, depois de sentir um mal-estar, na manhã de ontem. "Ao contrário do que passei em outros hospitais, aqui eu fui atendida rapidamente. Pela manhã mesmo eu tomei medicação, e tive de voltar à tarde para ver a situação da minha saúde", contou.
A doméstica Joyna Araújo chegou com a filha doente e também foi rapidamente atendida. Desde domingo, dia 28, Gabriele Vitória Araújo, de 5 anos, estava com febre e dor no corpo. "Desde a madrugada de domingo estou correndo com minha filha para o hospital. Cheguei a ir em dois hospitais públicos e enfrentei uma grande fila de pacientes que já estavam aguardando atendimento", disse.
Segundo a doméstica, que mora no Parque Vitória, ela já estava a caminho da parada de ônibus para levar a filha à Unidade Mista do São Bernardo, quando uma amiga lhe disse que a UPA do Parque Vitória já estava em funcionamento.
Os leitos da UPA do Parque Vitória ainda estão vazios. Na Sala Vermelha, onde ficam os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o motorista Antonio dos Santos Barbosa foi o primeiro a receber atendimento e, até a tarde de ontem, era o único em observação. "Sou hipertenso, sempre que tenho alterações na pressão recorro ao Hospital Carlos Macieira, no Calhau", disse o motorista. O paciente é morador do Residencial Terra Livre, que fica próximo ao Parque Vitória, e chegou à unidade no período da manhã. "Agora fica mais fácil para quem mora aqui na região receber o atendimento do SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse.

Nenhum comentário: