Thamirys D´Eça
Da equipe de O Estado
A obra incluirá reestruturação espacial, recuperação do telhado, climatização, fechamento do meio-fio na parte externa, mudança no design e adequações internas, como na disposição das lojas e do check-in. Para o trabalho, serão investidos R$ 10,7 milhões. Após o término da reforma, uma perícia será feita para avaliar as condições do terminal. "Com a assinatura da ordem de serviços, a obra foi iniciada. Agora, estamos na fase de mobilização", explicou Paulo Roberto Pereira da Costa, superintendente regional do Norte.
A empresa responsável pela obra será a maranhense P. Engenharia Comércio e Representações LTDA. Ela foi a vencedora da licitação após concorrência com 20 outras corporações. Cinco delas tiveram propostas selecionadas, e a ganhadora foi a que apresentou menor custo para os serviços. "Há cinco meses estavam sendo feitos trabalhos de escoramento e contratação do projeto. Agora, a obra será retomada pela empresa vencedora da licitação", informou Paulo Roberto Pereira da Costa.
Improviso - Até dezembro, quando a reforma deverá ser finalizada, o aeroporto continuará funcionando de maneira improvisada. Desde março, um laudo da Infraero condenou o teto do aeroporto de São Luís por risco desabamento. O teto foi projetado para durar 50 anos, mas depois de 13 anos de implantação apresentou problemas. Desde então, o terminal de passageiros passou a funcionar em tendas fechadas e climatizadas.
O saguão de embarque passou a funcionar no estacionamento do setor administrativo da Infraero e o check-in na área onde antes era a recepção da administração do aeroporto. A área de raio-x e as salas de desembarque também mudaram de local. "Atualmente, o aeroporto funciona de forma precária, sobretudo a área do check-in, mas esta foi a solução mais rápida que encontramos para que o aeroporto não fosse fechado de vez", explicou o superintendente.
Atualmente, além da obra do terminal, a pista está recebendo intervenção. O espaço está sendo recapeado para oferecer mais segurança em pousos e decolagens. "Desde os anos 1990 não era feita nenhuma reforma na pista. Já estava na hora", reconheceu Paulo Roberto Pereira da Costa.
Também está sendo feito o ato declaratório para recuperar os serviços de alfândega e o terminal voltar a estar apto a receber voos internacionais. Desde abril a Infraero decidiu suspender o caráter internacional que o terminal mantinha. Desde então, foram suspensos, além da alfândega, os serviços de polícia de fronteira e demais requisitos estabelecidos em regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Por causa da suspensão do serviço de alfândega, um voo vindo de Milão, na Itália, programado para outubro, ainda está com o desembarque em São Luís indefinido. "Esperamos emitir o ato declaratório para o realfandegamento até setembro, para que o voo possa desembarcar aqui", frisou o superintendente.
Ampliação será feita somente no próximo ano
Segundo o superintendente regional do Norte, da Infraero, Paulo Roberto Pereira da Costa, o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado opera acima de sua capacidade e, por isso, deverá ser ampliado no ano que vem.
A intenção é que no início de 2012 seja aberta licitação para a ampliação do terminal. Estacionamento e área de embarque deverão ser algumas das áreas que ficarão mais amplas. Conforme a proposta inicial, os serviços deverão começar no segundo semestre do próximo ano.
A ampliação será para comportar melhor os passageiros. Atualmente o aeroporto recebe diariamente cerca de 30 voos domésticos e opera com quatro companhias aéreas (Gol, TAM, Azul e Trip).
Conforme o superintendente, anualmente o aeroporto de São Luís recebe 1,5 milhão de pessoas, mas foi projetado para receber apenas 1 milhão. "A tendência é de que esse número aumente. Até o fim do ano, o número deve superar os anteriores, chegando a 2 milhões, como o de Belém (PA)", avaliou o Paulo Roberto Pereira da Costa.
Números
150 dias é o prazo para o término da obra
30 voos atualmente o aeroporto recebe
50 anos foi o tempo determinado para a resistência do teto do aeroporto
10,7 milhões de reais serão gastos na obra
1,5 milhão de pessoas passam pelo aeroporto por ano
13 anos foi o tempo em que o teto do aeroporto resistiu antes de apresentar problemas
20 empresas concorrerão à licitação da obra
2012 Ano em que o aeroporto deverá ser ampliado
24 de agosto: foi assinada a ordem de serviço para retomada das obras
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