sábado, 16 de julho de 2011

Walmart Brasil anuncia a abertura de duas lojas ‘Todo Dia’ em SL



São Paulo - O grupo americano Walmart, que controla a rede Bompreço (supermercados e hipermercado) no Maranhão, construirá no segundo semestre deste ano duas unidades em São Luís, desta vez da bandeira "Todo Dia", as chamadas "lojas de vizinhança". O anúncio foi feito pelo presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, na quarta-feira passada, no lançamento da segunda edição do projeto "Sustentabilidade de Ponta a Ponta", na Associação Paulista de Supermercados (Apas), em São Paulo.
Embora não tenha definido data e os locais onde serão instaladas as duas unidades da bandeira "Todo Dia", Marcos Samaha adiantou que as lojas serão focadas em alimentos e itens de higiene e limpeza, além de açougue, padaria, departamento de frutas e verduras, eletrodomésticos, telefonia celular, farmácia e serviços financeiros.
As unidades "Todo Dia" têm a proposta de oferecer uma variedade de 4 mil produtos nos bairros onde são instaladas e, dependendo da necessidade específica de cada região, podem ter de 300 a 2.200 metros quadrados.
A s duas unidades em São Luís fazem parte do plano de investimentos anunciados em maior deste ano pelo grupo Walmart Brasil, que prevê a abertura de 80 lojas no país, com estimativa de gerar 7 mil empregos diretos e mais 20 mil indiretos.
"Nosso plano de expansão vai continuar apoiando o desenvolvimento socioeconômico da população brasileira. O foco nos formatos direcionados à classe média emergente será ainda mais forte em 2011", afirmou à época Marco Samaha. Na prática, isso significa mais da metade das novas unidades sendo abertas no decorrer do ano com as bandeiras Todo Dia (varejo) e Maxxi (atacado), voltadas para os públicos C, D e E.
Para conquistar as classes C, D e E, o Walmart tem investido nos mercados "Todo Dia". O número de produtos disponível nas lojas cresceu 60%, para cerca de 4 mil mercadorias, que vão desde itens de beleza e higiene a outros restritos ao café da manhã (iogurte, por exemplo).
Ano passado, o Walmart Brasil abriu 45 lojas, e gerou 6 mil novos postos de trabalho. Desde 2006, o grupo já construiu 177 unidades, e ofertou 25 mil empregos. Na soma das aplicações, o grupo contabiliza R$ 6 milhões em 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Walmart Brasil anuncia a abertura de duas lojas ‘Todo Dia’ em SL

Produtos sustentáveis são relançados pelo grupo

O grupo Walmart Brasil relançou na quarta-feira passada, no mercado varejista, 13 produtos líderes com menor impacto ambiental. Desde a embalagem à sua composição, alimentos, eletrônicos, itens de perfumaria, e higiene e limpeza foram apresentados na 2ª edição do projeto "Sustentabilidade de Ponta a Ponta". Na proposta mercadológica, os artigos já em circulação demonstraram redução de mais de 250 toneladas, apenas em resíduos sólidos.
No encontro com os representantes das marcas anunciadas, o presidente do Walmert Brasil, Marcos Samaha, comemorou a parceria e os resultados, ao detalhar o impacto positivo alcançado pelas empresas, principalmente na diminuição do consumo de água e energia e da emissão de CO2 na atmosfera.
"As marcas se propuseram a mudar, usando materiais menos nocivos ao meio ambiente, e chegaram aos seus objetivos. Juntas, reduziram em dois milhões o volume de litros de água consumidos na produção, e mais de 19 milhões de Kwh de energia. Contrataram os serviços de terceirizadas próximas à suas sedes, e economizaram no transporte de seus artigos 17,3 milhões de quilômetros rodados, o que significa que 3,171 de toneladas de gases de efeito estufa deixaram de ser emitidos", observou o presidente do Walmart Brasil.
A escolha dos 13 produtos para representar o projeto de 2011 se deu ao longo de 18 meses, período em que o grupo Walmart Brasil deu suporte técnico na análise de todo o processo de produção. Os trabalhos foram executados pelo Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos do governo de São Paulo, e tiveram como principal meta evitar que o consumidor abrisse mão do item de sua preferência e, ao mesmo tempo, influenciar outros fornecedores de pequeno e médio porte.
"Queremos unificar o prestígio dessas marcas líderes à grande necessidade que temos de promovermos a auto-sustentabilidade. Fazendo isto, sabemos que estamos cuidando da vida de cada um de nossos clientes", acrescentou Marcos Samaha. (O repórter viajou a convite do Walmart).

Nenhum comentário: