quarta-feira, 6 de julho de 2011

Minas e Energia apresenta proposta de criação de curso de Geologia à UFMA




Minas e Energia apresenta proposta de criação de curso de Geologia à UFMA


O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, se reuniram para discutir diversos assuntos nas áreas de mineração e energia. Foram propostos a criação de um curso de Geologia, parcerias para incentivo da produção sustentável na área de mineralogia e o convite realizado pelo Governo do Estado para a UFMA integrar o Conselho de Acompanhamento do Setor Energético, que será instalado no Maranhão.
O encontro contou com a presença do secretário-adjunto da Secretária e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Osvaldo Saavedra Mendez, que é um dos criadores do Instituto de Energia Elétrica (IEE).
Guterres apresentou ao reitor a proposta do Governo do Estado para a criação de um curso de Geologia no Maranhão. O reitor afirmou a viabilidade da proposta que será discutida tecnicamente por setores da UFMA, como o de Geociências. Natalino Salgado explicou que é preciso elaborar um projeto para justificar a criação do curso, em função de diversos fatores, entre as quais as demandas apresentadas pela Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme).
O secretário explicou ainda que o curso é de extrema necessidade, por causa do grau de empregabilidade que cresceu neste setor no Maranhão nos últimos anos devido a dois fatores. O primeiro são os grandes investimentos na área de mineração que estão sendo realizados e o segundo são as potencialidades de exploração de minerais existentes em 122 municípios do Maranhão que vem sendo colocadas em prática por grupos comunidades e pequenas e médias empresas, o que está exigindo a presença desses profissionais.
Durante a reunião, Guterres informou ao reitor que o Governo do Estado firmou um acordo com Ministério de Minas e Energia com o objetivo de organizar o setor mineral do Maranhão. Para isso, foi assinado um convênio para elaboração do Diagnóstico das Cadeias Produtivas de Base Mineral do Maranhão. O projeto vai identificar as cadeias produtivas de base mineral existentes no Maranhão, desde a exploração do minério, passando pelo beneficiamento até a comercialização, o que atrairá mais investimentos e exigirá mão de obra qualificada, incluindo geólogos.
As reservas minerais do Maranhão são variadas e envolvem riquezas como as de gipsita (para geração de gesso) nos municípios de Codó e Grajaú, de ouro em Godofredo Viana e argila para produção de telha e tijolo, em Bacabeira e Rosário.
Energia eólica - Natalino Salgado reafirmou o compromisso da UFMA com desenvolvimento sustentável do Maranhão e agradeceu o apoio do Governo Estado, que intermediou, junto ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a renovação de convênio com a UFMA, o que garantiu funcionamento do projeto que fornece energia elétrica a 92 famílias (cerca de 500 pessoas) que vivem na Ilha de Lençóis, no município de Cururupu.
“É uma iniciativa de alcance social muito grande”, disse o reitor que lembrou ainda o valor da iniciativa para a preservação do meio ambiente, bens materiais e imateriais e da paisagem natural da área, afirmou o reitor.
O projeto corria risco de deixar de funcionar, a partir de julho, mas, atendendo à solicitação da governadora Roseana Sarney, feita pelo secretário Ricardo Guterres, Edison Lobão renovou o convênio, por meio do Programa Luz para Todos, o que ajustou o prolongamento da ação até 31 de dezembro deste ano. O ministro, de acordo com Guterres, se comprometeu, também, em expandir o projeto para outras 11 ilhas isoladas do litoral norte do Maranhão.

Nenhum comentário: