sexta-feira, 1 de julho de 2011

Homenagens a São Marçal só terminaram à noite

 


Houve alguns brincantes de bumba meu boi que resistiram mais de 24h sem dormir.

Imirante, com informações da TV Mirante

 


SÃO LUÍS - A resistência dos batalhões de bumba meu boi que estremeceram o João Paulo durante todo o dia de ontem (30): eles homenagearam São Marçal, numa festa rica em cores e rítmos que começou de manhã e só terminou a noite.

Veja na reportagem de Werton Araújo e Francisco Batalha.g

Depois de um dia inteiro de festa ainda sobrava disposição a noite. Brincantes do bumba meu boi se despediram do mês de junho tocando matracas e pandeirões no bairro do João Paulo. É a homenagem à São Marçal, que, em São Luís, também, é venerado durante os festejos juninos.

Até a avenida principal do bairro onde acontece o encontro dos bois foi rebatizada de São Marçal. Segundo a história apesar de não ser reconhecido como santo pela igreja católica ganhou devoção de muitos fiéis.

Na festa que une religião e cultura popular, nada melhor que um padre "boieiro". Padre Haroldo trocou a celebração pela peregrinação e desfilou com os grupos vestido à caráter.

Nos batalhões, fôlego extra para o compromisso de todo ano. O miolo do boi fazia a evolução com o personagem principal, nem parecia que ele estava há 24 horas acordado. Uma energia renovada pela dedicação à brincadeira.

A voz do cantador, também, não se rendeu ao cansaço para puxar a imensa orquestra de matracas e pandeirões. Depois de mais de 30 anos passando pelo João Paulo, o cantador Zé Alberto, ainda, se emociona ao participar do encontro de bois de matraca.

Nenhum comentário: