terça-feira, 31 de maio de 2011

A vergonha dos maranhenses que nos envergonham



Zeca Maranhão

       Quem participa de redes sociais como orkut, twitter, hi5, facebook e torce para os times do sudeste, já deve ter sentido uma forte pressão por parte de alguns conterrâneos para que valorize o nosso desprestigiado, diria até mesmo, quase inexistente,  futebol maranhense. 
Ao que parece, de repente o maranhense resolveu imitar o pernambucano e declarou guerra ao futebol sudestino. Esse movimento tem se intensificado e vem tomando força em outros estados nordestinos também.
Nada contra o  movimento, que acho até justo, apesar de não acreditar que, pelo menos a médio ou mesmo a longo prazo, ele fará melhorar  o nível do nosso futebol a ponto de um dia podermos  bater no peito e dizer que temos um time maranhense campeão brasileiro, ganhando em campo, no futebol,  não no WO ou no tapetão como aconteceu com o campeonato brasileiro de 87.
      A pergunta que faço é: Por que esse bairrismo repentino do maranhense se restringe apenas ao nosso futebol e não se expande também à nossa gloriosa cultura? Por que defendermos o nosso falido futebol e não defendermos também a nossa música, o nosso folclore e toda a nossa rica cultura, que convenhamos, tem muito mais valor e talentos?
Os mesmos maranhenses que tentam nos fazer sentir envergonhados por torcer para o futebol sudestino, são os mesmos que frequentam shows de duplas sertanejas do Goiás, shows de axé da Bahia e forró eletrônico do Ceará e que não compram sequer um único disco dos artistas maranhenses.  Não sabem uma toada nova, nem velha, dos grupos de bumba-meu-boi, ainda dizem que reggae, tambor de criola e bumba-meu-boi  é coisa de preto, pobre e que bom é só o que vem de fora.
Sabemos que há lugar para todos e que a diversidade cultural é benéfica,  mas não podemos deixar que a cultura alheia se sobreponha à nossa.
O argumento mais forte desses torcedopatas é que o maranhense sofreu "bullying" da Rede Globo e que ela faz lavagem cerebral no povo brasileiro há décadas, fazendo acreditar que futebol é o carioca, o resto é apenas degrau para eles subirem ao pódio.
Pode ser, mas será que esses indignados maranhenses não percebem que eles estão fazendo mais uma vez o jogo da Globo que faz o mesmo em relação à cultura, promovendo uma grande lavagem cerebral na população brasileira,  em programas de nível duvidoso como Faustão e nos enfiando goela abaixo, artistas com prazo de validade como algumas chorosas duplas sertanejas, certos cantores de axé e apelativas bandas de forró de quinta categoria, durante toda a programação e mais intensamente nos intervalos da mesma, como se esses artistas  fossem ícones da cultura brasileira  a ensinar como deve se comportar o povo brasileiro, como deve dançar e o que escutar?
O maranhense rico em festas e tradições, sempre foi formador de opinião, nunca se sujeitou a ser mero copiador da cultura alheia, infelizmente agora virou massa de manobra e também  atende ao comando da poderosa rede Globo, rebola com Leo Santana, chora com Luan Santana e depois vai para o estádio empunhando a bandeira de algum  time maranhense sem perceber que fora dos estádios ele empunha a bandeira do "Santana" Futebol Clube dos Manipulados.
A Globo sabe que uma mentira contada várias vezes termina virando verdade na cabeça dos incautos e incultos. Baseada nisso ela impõe lixo cultural ao povão que compra a ideia e os discos.
Água mole em pedra dura...
Não quero levantar a bandeira do ufanismo, mas por que sermos xenófobos apenas no futebol e não em relação ao amor à nossa cidade, às nossas tradições e aos nossos  costumes?
Esse mesmo torcedor tão orgulhoso do nosso futebol, é o mesmo que muitas vezes torce o nariz  para a nossa cidade, nossas conquistas e nossos valores culturais, simplesmente por questões políticas. Acredito que  o amor à nossa terra deva ser incondicional. Independe de quem a governa.
Deveriam repudiar veementemente  os maus políticos, xingá-los até, e nunca, mas nunca mesmo, fazer isso com a nossa terra, com a nossa cidade, ela não é a vilã, é a vítima.
Quando esse movimento e todo esse bairrismo se estender em defesa da cultura maranhense, da nossa cidade, do nosso estado, prometo fazer da camisa do Flamengo uma bela fantasia para brincar bumba-meu-boi. Depois, com ela, esfregar  o chão e lavar  a alma e o orgulho do povo maranhense, cantando: "Maranhão, meu tesouro, meu torrão..."

11 comentários:

blog dom severino disse...

Meu caro e estimado Zeca Maranhão:

Vinha lendo o seu bem escrito texto, concordado com tudo e disposto até, a reproduzi-lo nos meus dois blogs. Mas quando você coloca como condição para vestir a camisa (aderir) do movimento em prol da valorização do futebol brasileiro, a valorização da cultura maranhense, confesso que fiquei meio na duvida. Não é que eu não seja a favor da valorização da nossa cultura, não é isso! É que tanto o futebol, quanto as demais culturas maranhenses, devem ser defendidas e valorizadas igualmente, como o mesmo vigor e determinação. Nós maranhenses, estamos sendo aculturados por culturas pobres, como a baiana e a cearense, que são culturas de massa e produzidas pela industrial cultural. Um produto como outro qualquer. Mas infelizmente é essa indústria que determina e forma o gosto e a preferência do brasileiro de baixa escolaridade. Cito como exemplo, um fato que ocorreu comigo, quando eu apresentava o programa Madrugada Amiga, na rádio Mirante FM de Timon (hoje rádio Meio Norte FM de Teresina). Quando eu fui intimado a trabalhar com o roteiro musical, “sugerido” por um pool de gravadoras, que eu naturalmente me neguei a seguir. No meu programa eu só tocava música popular brasileira e maranhense. Desnecessário dizer, que fui demitido por não ter me insurgido contra uma determinação imoral.

Anônimo disse...

liberdade de expressão! tu conhece isso cidadão? texto ridiculo, não vai mudar em nada o gosto de cada um, de torcer pra quem quer.FUTEBOL É PAIXÃO NACIONAL, vai na espanha e ve se existe esse tipo de preconceito pro torcedores q torce pro barcelona e mora em Madri..Só aqui mesmo pora existir essse tipo de barrismo. Não vou curti mais bandas de rock de outros estados ou paises, pois não são daqui do Maranhão! aff lamentavel

joão carlos disse...

Discordo do ponto de que o futebol maranhense é "vencer no tapetão ou WO" como vc disse. O futebol tem times respeitados no Brasil todo, o Sampaio Corrêa e o Moto Club, além do MAC e do Imperatriz (os 4 grandes), tem sua importância no futebol brasileiro. O Sampaio já ganhou dois títulos nacionais, vários títulos regionais. O Moto já disputou Série B do Brasileiro (algo bem valioso em se considerando as condições).
Quando você fala que a campanha visa a desmerecer o futebol sudestino como uma inversão do que a Globo já fez, você falta com a verdade. A campanha é mais uma mensagem do que uma forma de imposição. Você já covnersou com alguém que participa da campanha? Ou apenas vê os fanáticos (e isso há dos dois lados) que comentam no Orkut?
A depreciação do resto dos eventos culturais (música, folclore etc) se dá na medida em que também se tem essa forte influência dos meios de comunicação em massa que impõem determinados gostos.
A libertação pelo futebol, pode ser o início de uma nova forma de pensar do maranhense. Na boa, esses argumentos aí são bem fraquinhos em se tratando de alguem pensante, jogar para outros âmbitos uma "luta" que começa em um único aspecto: o futebol.
No caso de outras manifestações, o que se deve fazer não é rechaçar, mas apoiar o evento de forma a motivar seu desenvolvimento. Não é que não se deva gostar de rock, por exemplo, mas que se preserve e desenvolva os artistas maranhenses que usam o Rock. É a manifestação, no final das contas, que deve ser mantida e preservada.

http://viagemaleatoria.wordpress.com/2011/03/02/nordestino-de-coracao-e-os-times-da-regiao-primeira-parte-identidade/

http://viagemaleatoria.wordpress.com/2011/03/16/nordestino-de-coracao-e-os-times-da-regiao-%e2%80%93-segunda-parte-midia/

http://viagemaleatoria.wordpress.com/2011/03/21/nordestino-de-coracao-e-os-times-da-regiao-%e2%80%93-terceira-parte-abordagens-criticas/

Unknown disse...

Ao Senhor Anônimo

Vc não entendeu nada, releia o texto ou faça um curso de interpretação de texto.

Unknown disse...

Sr João Carlos
O texto está se referindo ao campeonato brasileiro de 87 onde o Sport levou o título por WO e como esse movimento no MA é uma cópia do de Pernambuco, ele foi citado. Acredito que ganhar título por WO não é tão honroso. Deve-se ganhar jogando. Outra coisa que parece que vc não entendeu foi a intenção do texto. Nele está bem claro que não somos contra a valorizaçao do futebol maranhense, muito pelo contrário, mas que esse movimento só se justificaa se for extendido a outros valores maranhenses também. De que adianta ser bairrista só no futebol e odiar o fato de ver nosso estado brilhando e se destacando positivamente em outras coisas como a inauguraçao dos hospitais de Roseana, a homenagem da Beija-Flor aos 400 anos de São Luís, a vinda dos grandes investimentos ao estado. Nao concordamos com esse tipo de maranhense de quinta categoria que comemora as desgraças e chora de ódio com as vitórias do nosso estado. Esse tipo de maranehsne que Odeia quando vê nossa cultura brilhando numa escola do Rio de Janeiro, ou quando vê grandes empresas chegando no estado e esbraveja quando vê o governo do estado inaugurando hospitais.
Também nao entendemos como pode os autores desse movimento de valorizaçao do nosso futebol ser contra o futebol sudestino argumentando que devemos valorizar o que é nosso mas preferem curtir música sertaneja ao invés de curtir bumba meu boi e música maranhense. O blog Maranhao Maravilha deixa claro que só vai aderir a esse movimento se o maovimento de valorizaçao do nosso futebol aderir tb a valorizaçao da nossa cultura, da nossa música, dos nosso carnaval, enfim, dos nossos costumes.

Unknown disse...

Meu estimado amigo Dom Severino Sempre me sinto lisonjeado toda vez que vejo reproduzido nos seus blogs nossas matérias, nem sempre tão nossas ou somente nossas, como o caso desta aqui. Entendo o seu raciocínio e concordo com ele. Vc sofreu uma espécie de bullying na rádio e isso é deplorável e é por ser contra esse tipo de coisa que escrevi este texto. Felizmente não tenho patrão e se tivesse acho que como você, eu também não me sujeitaria. Quando condicionei a minha adesão ao movimento à expansão do mesmo à defesa da nossa cultura,da nossa cidade e do nosso estado, estava me referindo a mim particularmente e se alguém pensar como eu, deve agir da mesma forma. Não impus isso aos leitores, apenas sugeri nas entrelinhas. Na verdade estou apenas sugerindo que o maranhense deve ter orgulho do que é nosso num sentido mais amplo. Fique a vontade para publicar em seu blog não somente esta matéria mas também qualquer outra que lhe for conveniente, pois já reproduzimos muitas coisas suas e foi muito bom pra nós. Um grande abraço. Sou seu fã. Zeca Maranhão.

Unknown disse...

Obrigado Professor Pardal. Sua sugestão foi acatada. Continue participando.
Um abraço
ZM

Unknown disse...

Caro!!!!
Pelo que li dos seus comentários parece que vc não entendeu nada do comentário do João. Qdo vc fala que as pessoas que participam do movimento são as mesmas que participam de shows de bandas de forrós, grupos sertanejos e axés que infestam o estado vc está sendo no mínimo ingenuo, pois as pessoas que têm o perfil que vc fala são exatamentes as mesmas que enaltecem o futebol e a cultura sulista. Qdo vc enaltece que roseana tá inaugurando hospitais e que devemos parabenizar a beija flor apresentar um carnaval sobre São Luís, vc tb deveria falar das coisas importantes que não estão inclusas em seu comentário, exemplo o rio de dinheiro que a governadora doou à escola de samba carioca, a falta de médicos nos hospitais inaugurados pela governadora, na falta de apoio do governo na área de educação, no salário miserável pago aos professores. Então não venha aqui dizer que é contra o bairrismo no futebol, pois com certeza esse movimento que digasse de passagem está dando certo, e só pra esclarecer não começou em recife como vc fala, começou em natal e tende a chegar em todo o nordeste, e só pra deixar bem claro, o Pará já compartilha desse movimento de auto valorização bem antes dessa campanha. Ah vc deve falar tb que o pará é bairrista,e blablablá.
A verdade é que vc tenta desacreditar uma campanha genuina, pelo fato de vc fazer parte do sistema formador de opinião que tem por interesse difundir a cultura sulista, pois gostando do que vem de fora (circo e pão), não se atenta para as coisas que estão acontecendo aqui em terras timbiras. Seus comentários não poderiam ser diferentes, uma vez que vc defende com unhas e dentes a filosofia do patrão, é capaz até de publicar no seu blog "que realmente a governadora roseana sarney está fazendo o melhor governo da vida dela"

Carol Prazeres disse...

O time do Sport ganhou no WO pq o Flamengo não quis jogar. Paciência. É honroso sim, já que o Sport fez uma campanha muito boa naquele ano. Ganhou os outros jogos e chegou até aquela final, pq não seria honroso?
Sendo assim, muitos que entraram na universidade devido a desistência de outros tb não deveria aceitar a própria entrada? Seria desonroso.
No resto do texto concordo contigo em relação à nossa cultura e ao fato de pessoas daqui quererem denegrir a própria cidade. Conheço muitas pessoas que insistem em dizer que Fortaleza é melhor do que nossa Ilha. Minha resposta é sempre a mesma: Pq tu não te mudas? Ninguém é obrigado a morar aqui. Se não é feliz, mude-se.
O que falta é mais educação. Não me refiro a educação de aprender a ler e escrever, mas a de saber interpretar as coisas, os textos, os filmes, os acontecimentos.
Conheço pessoas que não estudaram muito tempo em escolas, mas que sabem exatamente seus direitos e deveres e outras que são formadas e que acreditam em td o que ouve.
Paciência. No mundo de hj só fica burro qm qr. E pobreza não é sinônimo de burrice.

Anônimo disse...

Dêri Barros
Gostaria de parabenizar pela produção e deixar minha mensagem de estima,já que,em via crucis, muito nos é dado o direito de expressar mas pagar caro (ou não) por tal expressão. É preciso sim, realizarmos análise sobre o desenvolvimento cultural, social e digamos até moral de nosso estado e até de nossa cidade. Não falo aqui, alegando que não devamos escutar, valorizar e respeitar àquilo que vem de fora, mas sim, comparar o que temos de bom, enaltecer o que deve ser enaltecido e criticar mostrando soluções para o que deve ser melhorado. Sou maranhense e gosto muito de minha terra, "meus frutos" hoje colhidos dependeram de meu esforço e daquilo que minha familia me favoreceu e, claro, em primeiro lugar ao meu bom Deus...mas ainda acho que no nosso estado precisa melhorar em muita coisa...Por que não temos estádios de futebol decente? e olha que se me falarem do estádio municipal Nhozinho Santos, por favor, vão lá e vejam se aquele local deveria ser chamado de estádio mesmo...porém ainda bem que temos pelo menos ele, porque a vergonha seria bem maior caso ele estivesse desativado (e totalmente abandonad0) como o Castelão...é inverossimel que pouquissimos jogos aconteçam aqui a ponto de movimentar as massas para frequentar os tais estádios...mas quer ver lotação máxima do estádio municipal? Traz um time de fora, principalmente do Rio, que vocês vão ver todos disputando lugar na fila para compra de ingressos, engarrafamentos tenebrosos em avenidas estreitas e o pior sem estacionamento nas proximidades do estádio, ah ia me esquecendo dos tão famosos buracos que por vezes danificam nossos veiculos comprados ou sendo pagos em árduas prestações...agora, anunciem jogo do sampaio e moto, e vejam se a febre time de fora ataca a cidade...não sou fã de futebol,não me dou ao trabalho de longas discussões sobre esse esporte, mas meu pouco conhecimento me dá base suficiente para fazer tecer a critica a este esporte tão aclamado mundialmente. Longe de mim, dizer que o futebol de nada vale, estaria querendo ser pregado na cruz ou ser apedrejado, só porque me dei ao meu direito de falar o que quero e fazer minhas escolhas...Não sei se meu texto foi o suficiente para ser entendido, mas para àqueles de pouca compreensão(porque nesse mundo temos de ajudar a todos) minha idéia central é: valorize o que é seu, critique para melhorar, aponte as falhas e apresente a solução, elogie àquilo que deve ser elogiado...expresse suas emoções e angustia e saiba além de tudo, respeitar a opinião daqueles que apontam para um caminho, mesmo que você seja contrário a ele.
Meus sinceros cumprimentos!
P.S.: desculpe-me os erros ortográficos ou regenciais....hehe..."antes uma mensagem bem entendida do que o silêncio por vergonha de opinar".

Anônimo disse...

Disser que o Sport Ganhou o Campeonato de 87 no WO é no mínimo de uma pessoa que não procurou saber da história, a final foi Sport x Guarani(0x0, em campinas e 1x0 na Ilha). E outra a galera daqui do Maranhão poderia até pra times do eixo rio-são paulo mas, que torcecem pra os times daqui também, Moto Clube, Sampaio Correia e Maranhão. Sem renda no estádio não tem time competitivo.